ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Guia definitivo de gestão financeira no varejo - Parte III

ANDRÉ FARIA GOMES

EM 06/03/2019

3 MIN DE LEITURA

0
1

Convênios

Com o constante crescimento no mercado de redes varejistas, uma questão de grande importância é saber como fidelizar os seus clientes para garantir o aumento das vendas e a continuidade do seu negócio. Uma das formas de alcançar esse objetivo é o oferecimento de convênios. Os convênios podem ser contratos estabelecidos com empresas, por exemplo, que permitem que os funcionários da mesma façam compras em sua loja obtendo alguns benefícios. Entre os tipos de convênios oferecidos, podemos destacar três como principais:

Convênio empresarial

A própria empresa tem suas necessidades de compra, como produtos de alimentação, limpeza e higiene, entre outros. Essas compras muitas vezes são grandes devido ao número de pessoas e podem acontecer com frequência ao longo do mês. Por isso, é comum que as empresas procurem um supermercado que ofereçam convênios para este tipo de compra com benefícios para a empresa também.

Convênio com desconto em folha

Esse tipo de convênio possui o mesmo princípio do convênio alimentação, porém o uso de cartões pode gerar despesas e maior dificuldade de gerenciamento para a empresa, por isso, uma outra solução é estabelecer o convênio com uma loja onde seus funcionários façam suas compras e ao final do período a loja fornece os dados para a empresa que irá descontar o valor das compras diretamente na folha de pagamento dos seus funcionários.

Convênio alimentação

Muitas empresas oferecem cestas básicas para seus funcionários. Até pouco tempo atrás o mais comum era que a empresa fornecesse a cesta pronta já contendo todos os produtos em uma caixa, mas isso gerou alguns problemas com o passar do tempo, como por exemplo: muitas vezes o funcionário não gostava de uma determinada marca, não utilizava um determinado item da cesta ou acabava tendo problemas para levar a cesta para sua casa. Pensando nisso, muitas empresas atualmente oferecem um determinado valor para seus funcionários, através de cartões, que permite que o próprio funcionário faça suas compras conforme o desejado.

Os convênios oferecem diversas vantagens para todos os envolvidos, isto é, para a loja que está oferecendo o convênio, para a empresa que está contratando e também para as pessoas que irão utilizá-los, veja abaixo algumas dessas vantagens:

Para o funcionário 

Escolha de produtos: o funcionário que irá desfrutar do convênio terá a liberdade de escolher produtos da marca desejada, quantidade, entre outros;

Possibilidade de fazer compras aos poucos: levar uma cesta básica completa para casa pode causar algumas complicações devido ao seu peso e tamanho. Através dos convênios, o funcionário pode fazer suas compras conforme a necessidade e até mesmo procurar a loja mais próxima de sua casa.;

Participação de promoções do mercado: com os convênios, o funcionário pode aproveitar as promoções do dia e até mesmo fazer economia no seu limite de crédito, levar mais produtos, etc.

Para a empresa

Definição de limites de créditos e tipos de produto: a empresa pode negociar limites de crédito para cada funcionário e os tipos de produtos que serão permitidos na compra, evitando gastos exorbitantes ou mau uso do benefício por parte dos funcionários;

Descontos diferenciados: a empresa pode garantir mais descontos ou outras vantagens para pagamento através dos convênios;

Eliminação da preocupação com armazenagem e distribuição de cestas básicas: como os funcionários fazem suas próprias compras, a empresa não tem necessidade de reservar um espaço para armazenar todas as cestas básicas ou gastar tempo de um funcionário para distribuí-las, garantindo que cada funcionário pegou apenas uma cesta, casos de cestas violadas, etc;

Negociação de prazos: a empresa também pode negociar a melhor data para vencimento da duplicata de pagamento referente às compras dos seus funcionários, o que também lhe permite fazer um planejamento mais eficiente e evita surpresas desagradáveis no orçamento.

Confira as outras partes deste tema clicando aqui e aguarde as próxima edições em breve! 

ANDRÉ FARIA GOMES

CEO na Bluesoft em São Paulo, Trainer na Adaptworks, Mentor da Liga Ventures e Investidor na Wow Aceleradora. Bacharel em Sistemas de Informação pela FIAP e MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures