ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Guia definitivo de gestão financeira no varejo - Parte I

ANDRÉ FARIA GOMES

EM 06/12/2018

4 MIN DE LEITURA

0
6

A gestão financeira pode ser considerada um combustível para o bom funcionamento da empresa, fornecendo recursos para suprir os demais setores da organização. Ela visa o controle das entradas e saídas de capital, evitando gastos desnecessários e maximizando os lucros, fazendo assim com que a empresa cresça sustentavelmente. 

O maior objetivo da gestão financeira é maximizar os lucros, e consequentemente, o valor de mercado do capital da empresa. Para isso, entretanto, algumas outras preocupações são necessárias, como: manter a empresa em constante liquidez controlando regularmente os fluxos de entrada e saída, possibilitando inclusive uma previsão de como estará a situação futura das finanças para que sejam tomadas medidas preventivas, evitando surpresas desagradáveis. Neste contexto, os objetivos de um gestor financeiro devem, antes de tudo, estar alinhados com a diretoria e acionistas. Sendo assim, mais fácil traçar metas financeiras para que esses objetivos sejam alcançados.

A partir disso, ele deverá cuidar para que a empresa tenha sempre o capital de giro necessário para manter as atividades e para manter a empresa em constante crescimento, garantindo também um bom retorno dos investimentos de forma que proporcione uma boa posição para a empresa no mercado. Por todos esses motivos, uma gestão financeira de qualidade é primordial. Pensando nisso, criamos essa sequência de materiais com as melhores publicações do nosso blog, com diversas informações e melhores práticas para auxiliar você a desenvolver uma gestão financeira descomplicada na sua empresa.

Esse material foi desenvolvido para você que é gestor, empreendedor, profissional do setor financeiro ou que pretende se profissionalizar na área de gestão financeira. O intuito é oferecer um guia completo para você estabelecer com sucesso uma boa gestão financeira no seu negócio. Esperamos que você goste e aguardamos o seu feedback!

Gestão financeira

O papel da gestão financeira envolve principalmente a análise de dados e as tomadas de decisões. E entender o desempenho financeiro da sua empresa é algo de grande importância para se fazer planejamentos e assim, estar sempre um passo à frente nas estratégias de negócio. A gestão financeira é feita através de um ciclo constante que se dá basicamente através dos seguintes passos:

  • registrar;
  • analisar;
  • realizar e;
  • planejar.

Registrar

Uma boa gestão financeira começa através do registro de todas as movimentações. Esse processo pode parecer trabalhoso e exige muita disciplina, porém é muito importante porque é este o passo que fornecerá as informações necessárias para os seguintes passos. Quanto mais detalhados forem os registros, melhor será a visualização exata do fluxo do dinheiro da empresa, isto é, de onde ele vem e para onde ele vai. Dados importantes que devem ser registrados:

  • Contas a pagar > pagamentos a prazo, despesas recorrentes (água, luz, etc);
  • Contas a receber > recebíveis a longo prazo, receitas, etc;
  • Caixa > registro de toda a movimentação de entrada e saída de dinheiro realizada no dia;
  • Banco > registro de movimentações bancárias do dia, conta corrente, taxas bancárias, transferências, entre outros.

Analisar

Uma vez que você tenha todos os registros de movimentações, é possível observar o comportamento do dinheiro e com isso identificar problemas como gastos desnecessários, assim como identificar onde os lucros são gerados. A principal ferramenta para análise é o fluxo de caixa, que mostra todas as movimentações de entrada e saída passadas e até mesmo futuras, podendo ainda classificá-las por períodos ou por tipos de movimentações, que podem facilitar a análise fornecendo um nível mais detalhado de informação.

Com base nesta análise, será possível tomar decisões estratégicas para otimizar as finanças. A análise correta somada ao registro regular das movimentações também ajuda a evitar surpresas, permitindo que o gestor se antecipe à possíveis problemas ou evitar um desperdício. Dados importantes que podem ser analisados nesta etapa:

  • Crédito e cobrança > pagamentos e recebimentos de longo prazo, empréstimos tomados ou concedidos, políticas de cobrança, etc;
  • Aplicação de recursos financeiros >  análise da necessidade de obter recursos financeiros como empréstimos e análise de melhores opções de investimentos. 

Realizar

Com base no resultado da análise, é possível tomar ações preventivas ou corretivas sobre os problemas encontrados para evitar perdas, bem como tomar medidas que otimizem as receitas, como investimentos. Ou seja, a realização consiste em colocar em prática as decisões que foram tomadas nos passos anteriores para manter as finanças em dia.

Planejar

Após realizar as medidas necessárias para as questões mais imediatas, é possível dar início a planejamentos estratégicos de prazos maiores tendo como base o objetivo da empresa, levando em conta onde a empresa deseja estar em um determinado tempo. Neste passo, é necessário prever o que acontecerá futuramente com as finanças da empresa, tomando como base o comportamento que foi observado através dos passos anteriores. Esse planejamento pode começar tendo em vista prazos não tão longos e depois aumentar gradativamente. Esse planejamento definirá um conjunto de ações ou mudanças a serem realizadas ao longo do período que foi planejado para atingir um resultado esperado.

Esse ciclo deve se repetir constantemente, sendo que quanto mais vezes ele for executado, mais precisas serão as informações e consequentemente, mais certeiras serão as decisões tomadas e os planejamentos feitos. Portanto, mais eficiente será a gestão financeira. O ciclo poderá ser iniciado em qualquer etapa, tendo sempre em foco a melhoria contínua de suas finanças.

Agora que você já entende a importância da gestão financeira, vamos nos aprofundar mais em cada um dos passos deste e-book. Primeiramente, vamos conhecer melhor o fechamento de caixa, que é o ponto onde tudo começa na gestão financeira no varejo! Fique atento a parte II que em breve, será publicada no MilkPoint! 

ANDRÉ FARIA GOMES

CEO na Bluesoft em São Paulo, Trainer na Adaptworks, Mentor da Liga Ventures e Investidor na Wow Aceleradora. Bacharel em Sistemas de Informação pela FIAP e MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures