ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Os riscos do compartilhamento de agulhas

POR CEVA SAÚDE ANIMAL

CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMAL

EM 20/02/2018

2 MIN DE LEITURA

0
4

Dentro do sistema produtivo de gado de corte e leite, o manejo sanitário adequado é imprescindível para garantir a biossegurança do ambiente e dos animais.

O compartilhamento de agulhas, entre bovinos, para aplicação de vacinas ou medicamentos traz riscos especialmente para transmissão de hemoparasitoses como a tripanossomose, a anaplasmose e a babesiose, doenças que diminuem a produtividade e podem levar os animais ao óbito.

Com o crescimento dos rebanhos comerciais de corte e aumento da produção em leiterias, o uso de seringas e agulhas descartáveis se torna impraticável, ainda mais para aplicações em massa, como no caso de vacinações. “O produtor precisa ter um número de agulhas e seringas esterilizadas que atendam à demanda do rebanho e que proporcione trocas frequentes, a cada 10 ou 20 animais. Além disso, vale ressaltar que no caso de aplicações intravenosas, o compartilhamento deve ser evitado”, afirma o Gerente de Serviços Técnicos de Pecuária da Ceva Saúde Animal, Marcos Malacco.

Para garantir a biossegurança do rebanho, é indicado o uso de pistolas dosadoras automáticas ou seringas, e agulhas lavadas e convenientemente esterilizadas. “Todo o material utilizado nas aplicações parenterais (injetáveis) deve ser lavado e depois esterilizado através de fervura. Todas as peças das pistolas automáticas que entrem em contato direto com as vacinas ou medicamentos injetáveis, inclusive as borrachas, devem ser lavadas e fervidas após a desmontagem dos equipamentos”, explica Malacco.

A esterilização dos equipamentos deve ser feita imediatamente antes da sua utilização. Após a desmontagem e lavagem criteriosa das partes internas das pistolas dosadoras e seringas metálicas, todo o material deverá ser esterilizado sob fervura em água limpa. Uma vez iniciada a fervura da água, o material deverá permanecer por um mínimo de 10 minutos na água fervente. Posteriormente, durante a remontagem das pistolas automáticas e seringa metálicas, as borrachas deverão ser convenientemente lubrificadas possibilitando o aumento de sua vida útil e facilidade no manuseio durante as aplicações injetáveis.

Para garantir o bem-estar dos animais, as vacinas e medicamentos devem ser aplicados causando o mínimo de estresse possível. “Os animais devem ser manejados com calma e as aplicações devem ocorrer após a correta contenção dos mesmos. Devemos evitar manter os animais presos por um longo período nos canzis, currais ou mangueiros. A lotação dessas instalações deve ser adequada ao temperamento dos animais a serem manejados. O ideal é que próximo ao centro de manejos ou canzis haja água disponível em abundância, bom sombreamento e alimentação adequada para a manutenção dos animais antes e após o manejo das aplicações e que os animais permaneçam o menor tempo possível nos currais ou presos em canzis de contenção”, finaliza Malacco.

Para saber mais entre em contato conosco pelo box abaixo:

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

CEVA SAÚDE ANIMAL

A Ceva vai revolucionar o manejo de secagem no mundo

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures