ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rabobank: novo relatório com previsões para o setor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/12/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Apesar dos atuais desafios que o setor de lácteos enfrenta, a previsão de médio e longo prazo é otimista, de acordo com um novo relatório do Rabobank. Com o mercado de lácteos se movendo em um período de mudanças, o relatório, "Indústria Global de Lácteos - Transformando em uma Nova Era de Mercado", afirma que a demanda global por leite - a qualquer preço - tem aumentado.

Isso é devido ao crescimento global na renda e tendências favoráveis demográficas e culturais que têm aumentado o número de pessoas que têm conhecimentos sobre os lácteos, têm acesso a esses produtos, querem consumí-los e podem pagar por eles.

Adicionalmente, a analista e diretora gerente do setor de Alimentos e Agronegócios do Rabobank, Deborah Perkins, disse que o preço dos lácteos em médio prazo tem aumentado com relação à sua média de longo prazo e que as mudanças no crescimento econômico e cultural têm substancialmente aumentado o preço que o mercado pagará pelo leite.

Entretanto, as forças negativas prevalecentes têm todo um papel no final de 2008, afetando a anteriormente próspera indústria de lácteos. "O mercado global de lácteos entrou nos últimos meses de 2008 com tendências de baixa. Os fundamentos de todos os lados pareceram enfraquecer, com a inflação dos lácteos no varejo ainda ocorrendo, a oferta de leite dos EUA crescendo somente de forma modesta, a crise no mercado financeiro e o prejudicial escândalo de contaminação do leite na China".

A demanda global de lácteos deverá permanecer abaixo do nível da tendência durante a primeira metade de 2009, considerando contínuas condições de enfraquecimento econômico. Entretanto, espera-se que ocorra uma mudança no final do ano, com uma eventual melhora na economia global, maior demanda dos consumidores por preços mais competitivos e contínuas tendências favoráveis demográficas e culturas para o consumo de lácteos.

Também deverá haver uma moderação no recente crescimento da oferta, à medida que os produtores de muitas regiões importantes de produção frearam seus investimentos em resposta aos menores preços do leite e ao aumento nos custos de produção causados pelos maiores preços dos insumos.

Os produtores de leite de todo o mundo enfrentaram custos significativamente maiores de produção do que na história recente, disse o relatório. "O custo de produzir leite tem aumentado para todos os produtores devido ao aumento estrutural nos preços dos grãos, fertilizantes e combustíveis", disse Perkins.

Além disso, haverá restrições ao crescimento em regiões tradicionalmente de baixo custo de produção de leite, devido à limitação na disponibilidade de terras ou recursos naturais (água). "Isso significa que para uma oferta adicional de exportação, o mercado precisará eventualmente se voltar a regiões com maiores custos de produção primária, cadeias menos eficientes de abastecimento ou maiores impedimentos estruturais, como América Latina e Estados Unidos. A extrema volatilidade no mercado de lácteos deverá continuar".

O novo mercado de lácteos deverá transformar significativamente o setor nos próximos anos e os participantes envolvidos na indústria devem reconsiderar suas estratégias, disse o relatório. Mesmo com os maiores preços das commodities lácteas, os produtores na maioria das regiões não necessariamente terão melhoras nas margens devido aos maiores custos de produção, enquanto aqueles nas regiões exportadoras precisam estar preparados para administrar a volatilidade em todos os lados de seus negócios.

Todos os participantes do setor, segundo o relatório, precisarão considerar a implicação do maior risco de créditos e falta de capital no atual ambiente financeiro.

A reportagem é do Rabobank, publicada no Dairy Herd Management, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures