ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MT: Desafios da Cadeia Leiteira são discutidos em dia de campo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/07/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
Na última sexta-feira (20/07) foi realizado o 1º Famato em Campo Leite, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite) e Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos, onde foram discutidos desafios e oportunidades da atividade leiteira do Estado.

Segundo o presidente da Famato, Rui Prado, o objetivo da entidade é transformar a produção de leite numa atividade vantajosa ao produtor. "Os preços pagos ao produtor diferem no território estadual e oscilam muito durante o ano. Para corrigir essas distorções e fixar um preço médio, a intenção é criar o Conselho do Leite de Mato Grosso (Conseleite) que deve ser constituído por todos que fazem parte da cadeia. Devemos fazer encontros mensais para que os produtores, entidades representativas e a indústria cheguem a um acordo sobre o preço referência praticado mensalmente", explica Prado.

Prado ainda salientou que a Famato está firmando parceria com a Embrapa Agrosilvipastoril e irá realizar quatro dias de campo sobre a pecuária leiteira do estado no próximo ano, além de cursos e treinamentos por meio de um Centro de Referência em Leite. O objetivo é formar novos técnicos que prestarão assistência técnica aos produtores de leite.

O presidente da Aproleite e também do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos, Alessandro Casado, acredita que a Lei 12.699/12 que determina que as indústrias informem até o dia 25 de cada mês o preço pago ao produtor pelo litro de leite, contribuirá para atividade pois o produtor poderá planejar melhor seus investimentos.

De acordo a pesquisadora da Embrapa Sinop, Roberta Carnevalli, se houver planejamento adequado e os produtores cuidarem do animal e da pastagem, 80% dos problemas do setor são resolvidos.

Enipec 2012 - A pecuária leiteira de Mato Grosso também será o tema central das discussões do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2012), que será realizado em outubro deste ano em Cuiabá. Na programação estão previstas palestras sobre a qualidade do leite, sistemas de produção e mercado, entre outros, além de torneio leiteiro estadual e salas de crédito onde os produtores interessados poderão contratar direto dos bancos linhas de crédito para fomentar a produção.

A matéria é do Famato, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures