ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNA: queda da Selic ajuda baixar juros da agropecuária

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/06/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
Segundo a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, a decisão de quarta-feira (10) do Copom (Comitê de Política Monetária) contribui para conter a queda do dólar e a consequente valorização do real, que pressionam para baixo os preços das commodities agrícolas no mercado interno. A decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central possibilita, também, a redução das taxas de juros praticadas no setor agropecuário.

É a primeira vez desde a criação do Copom, em junho de 1996, que a Selic atinge o patamar de um dígito. Novamente, a decisão do Copom foi conservadora, o que já era esperado pelo mercado. Esta decisão reforça o posicionamento do Comitê em defesa da necessidade de se manter atento às pressões inflacionárias. Revela, inclusive, a preocupação com futuras flexibilizações, que deverão ser implementadas com mais parcimônia.

Para a CNA, os números divulgados, na terça-feira (09), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a economia brasileira abrem espaço para uma redução ainda maior da taxa Selic. Segundo esses dados, o Brasil entrou em recessão no quarto trimestre do ano passado. Apesar da queda do PIB no 1º trimestre, de -0,8% sobre o quarto trimestre, ter sido menor do que a esperada pelo mercado, os números do IBGE mostraram uma economia em forte contração, com queda acumulada do PIB de 4,5%, em seis meses. O que mais preocupa, no entanto, é a expressiva retração dos investimentos.

O setor agropecuário, cujo PIB caiu 0,5%, registrou a terceira taxa trimestral negativa consecutiva. O mercado formal de trabalho continua estagnado desde outubro do ano passado e a indústria ainda trabalha, na maioria dos setores, especialmente os ligados a bens de capital e à exportação, com baixa taxa de utilização da capacidade instalada. Embora a inflação mostre resistência para a queda, tende a reduzir-se nos próximos meses e deverá convergir para a meta de 4,5% em 2009 e, provavelmente, também em 2010.

As informações são da CNA, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures