Felipe Zandonadi Brandão

FELIPE ZANDONADI BRANDÃO

Professor Associado I da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Reprodução Animal, com ênfase em Pequenos Ruminantes. Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Caprinos e Ovinos - GEPECO.

Regressão Prematura de Corpos Lúteos - RPCL na Múltipla Ovulação e Transferência de Embriões - MOTE em pequenos ruminantes
05/12/2013

Regressão Prematura de Corpos Lúteos - RPCL na Múltipla Ovulação e Transferência de Embriões - MOTE em pequenos ruminantes

A tecnologia da MOTE promove maior intensidade de seleção, intervalo de geração reduzido e maior acurácia das estimativas de valores genéticos (KINGHORN et al., 2006). Porém, uma das principais desvantagens está associada ao custo da técnica que limita a sua utilização. A despesas estão, principalmente, entrelaçadas aos gastos hormonais, técnica cirúrgica de coleta e inovulação e criopreservação dos embriões. Os gastos hormonais estão, em parte, relacionados a uma grande variabilidade individual no resultado da MOTE. O chamado "efeito intrínseco ou individual" das doadoras está relacionado ao fato de que algumas fêmeas respondem melhor do que outras aos protocolos hormonais. Este efeito também está associado ao momento da dinâmica folicular no início do protocolo superovulatório e também a ocorrência da regressão prematura de corpos lúteos - RPCL (BALDASSARRE, 2008).

Língua azul em ruminantes domésticos: desmitificando a doença
01/08/2013

Língua azul em ruminantes domésticos: desmitificando a doença

Seção Sanidade: "A presente revisão objetiva alertar os produtores, técnicos e médicos veterinários no campo e os órgãos de defesa animal para a elaboração e divulgação de material técnico-educativo relativo a doença, a fim de esclarecer os sintomas, diagnóstico e gravidade da mesma. Em associação, deve-se ter em mente a necessidade de um programa de vigilância entomológica e sorológica permanente associado a um efetivo plano de contingência para a doença, particularmente à luz das recentes mudanças na distribuição global, natureza da infecção e impacto na produção animal causado pelo vírus da língua azul", por Mário Balaro.

Qual a sua dúvida hoje?