ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Eficiência alimentar e dietas de inverno: entenda a relação

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/05/2023

3 MIN DE LEITURA

0
8

Atualizado em 05/05/2023

O momento indica o fim do verão, o que remete a escassez de pastagens e ocorre a transição para uma dieta mais energética, utilizando volumoso ensilado e muitas vezes uma carga maior de concentrado. 

O que é eficiência alimentar?

A eficiência alimentar, é um parâmetro essencial para medir quanto de alimento ingerido foi transformado em leite e é especialmente importante nesse momento, já que o custo com a dieta geralmente se eleva. 

Seria como pensarmos na autonomia de um carro. Com 1L de combustível, quantos quilômetros meu carro faz? Quantos litros de leite a vaca produz consumindo 1 Kg de matéria seca da dieta? 

No entanto, a alimentação fornecida ainda é o principal elemento a ser analisado no caso de transição de dietas entre estações. Como seu custo é alto para os produtores, é necessário entender melhor sobre tal parâmetro. 

Diante do contexto apresentado, observamos no gráfico abaixo o aumento linear na produção de leite ao longo das últimas décadas, segundo pesquisas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - USDA (2020). 

De acordo com os estudos, essa tendência sempre crescente está atrelada ao melhoramento genético na seleção de animais eficientes, com o objetivo de aumentar a produção de leite. Com esse aumento, observou-se uma melhora na conversão alimentar, chamada também de eficiência alimentar - Feed Efficiency. 

Vários fatores contribuem para uma melhor eficiência alimentar ou conversão. Esses fatores podem ser: conforto, saúde dos animais, dias em lactação (DEL), padrão racial, etc,uma vez que animais com baixa aptidão leiteira, por exemplo, farão um menor aproveitamento da a dieta para transformar em leite. 

Com um DEL (dias em lactação ou tempo de pós parto) mais baixo, o ideal é focar numa dieta mais energética e proteica visando a recuperação pós-parto, aumento do tamanho ruminal com a involução uterina e sair do déficit calórico comum no início da gestação. Pense nessa estratégia nos primeiros 2 meses de lactação em que a vaca apresenta uma tendência ao emagrecimento (diminuição do escore corporal).

Logo após, já no terço médio de lactação, podemos repensar fornecendo uma dieta mais fibrosa com menos exigências de proteína e energia. No terço final, a vaca apresenta um ganho de condição corporal e o ideal é fornecer uma dieta mais rica em volumoso, pois o animal nesse momento tende a ganhar peso especialmente se estiver vazia ou tiver demorado muito a emprenhar. Nessa perspectiva, é como se o organismo não entendesse o momento fisiológico de já não ter um bezerro para alimentar nem ter outro a caminho, então a vaca tem uma tendência a engordar para um possível momento de escassez.

Vacas com DEL muito avançado em torno de 160- 200 dias por exemplo e em gestação mais avançada irão utilizar mais nutrientes para o bezerro do que para o leite já que contam com um número de células produtoras de leite muito menor do que no início ou pico de lactação.

Por isso, é tão importante o foco na inseminação o mais cedo possível para que essa vaca se mantenha com boa produção até o final da lactação e assim, seguir para ter seu próximo parto. Esse é o grande segredo de não ter vacas gordas no rebanho, mas falaremos sobre isso em um próximo artigo.

Em síntese, observa-se que durante o período de lactação as exigências vão sendo modificadas e isso impacta diretamente na eficiência alimentar dos animais.

Diante do exposto, reafirma-se a  importância de compreender o que cada fase nos diz para poder fornecer uma dieta correta e que atende os níveis esperados.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures