Diferença da carne de carneiro e cordeiro
Um problema muito comum na cadeia produtiva de ovinos é a falta de diferenciação entre a carne de cordeiro e a carne de carneiro. Os consumidores não costumam exigir essa especificação.
Publicado em: - 3 minutos de leitura
Inicialmente, precisamos definir o que é carneiro e cordeiro. A carneiro é o animal adulto, e o cordeiro é o animal com até um ano de idade. A qualidade da carne é influenciada pela idade do animal, pelo peso de abate, nutrição, sistema de manejo (pasto, confinamento), sexo e raça.
A qualidade da carne pode ser definida pela sua composição centesimal, qualidade sanitária, cor da carne e gordura, capacidade de retenção de água, gordura de marmóreo e de cobertura, sabor e aroma, dentre outras.
A composição centesimal da carne de ovinos é influenciada pelo peso de abate (conseqüentemente pela idade), por exemplo, com o aumento do peso de abate de 15 para 45 kg de peso vivo, a carne teve menor quantidade de água (variou de 76 a 74%) e minerais (1,2 a 1,05%), mas teve um aumento na quantidade de gordura (0,5 a 4,5%). A proteína foi praticamente a mesma, em torno de 20 a 21% (Bonagurio, 2001). No entanto, a quantidade de gordura não é influenciada somente pela idade, mas também pela nutrição.
Existe uma tendência de animais mais velhos ou mais pesados apresentarem carne mais escura. Em relação a idade do animal ou o peso da carcaça sobre a capacidade de retenção de água e suculência da carne, não há um acordo entre os artigos científicos publicados. Cordeiros podem ter carne mais macia do que carneiros, mas a maciez da carne é influenciada por vários outros motivos, como por exemplo, o sistema de manejo e o tempo de maturação da carne (Sañudo et al. 1998a).
O flavour (sabor mais aroma) da carne vermelha que se desenvolve durante o cozimento é devido a degradação e reação de componentes solúveis em água. O flavour original da carne esta no tecido gorduroso. Ambos, os lipídeos e componentes solúveis em água são necessários para desenvolver o aroma característico da carne.
O sabor e aroma da carne é mais intenso nos animais mais velhos, principalmente nos animais abatidos com mais de um ano de idade, ou seja, a carne de cordeiro tem odor e sabor mais suave que a carne de carneiro (Sañudo et al. 1998a).
Mas não se pode esquecer que a preferência por um produto depende muito da cultura alimentar da população, e isto é muito regionalizado, ou seja, o tipo de tempero da carne de cordeiro que o gaúcho gosta não necessariamente é a mesma que o paulista gosta. Em um trabalho feito com provadores britânicos e espanhóis observou-se que a carne aceita por eles correspondia exatamente do seu próprio país, é isso aconteceu por causa do hábito alimentar (Sañudo et al., 1998b).
No Brasil, principalmente nos grandes centros urbanos, onde ainda esta em formação o hábito de consumir carne de ovinos, o mais aceito é a carne de cordeiro. E importante que o produtor e a indústria da carne tenha a consciência da diferença entre a carne de cordeiro e do carneiro, e informar ao consumidor qual dessas carnes ele esta comprando.
Bibliografia
BONAGURIO, S. Qualidade da carne de cordeiros Santa inês puros e mestiços com Texel abatidos com diferentes pesos. Lavras, 2001, 150 p. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Lavras.
SAÑUDO, C., SANCHES, A. AFONSO, M. Small ruminants production systems and factors affect lamb meat quality. Meat Science, v. 49, n. 1, S29 - S64, 1998a.
SAÑUDO, C; NUTE, G. R; CAMPOS, M. M; MARIA, G. A; BAKER, A.; SIERRA, I;ENSER, M. E; WOOD, J. D. Assessment of comercial lamb meat quality by british and spanish taste panels. Meat Science, v.48, n. 1/2, p.91 - 100, 1998b.
Material escrito por:
Deixe sua opinião!
EM 29/12/2019

GUARULHOS - SÃO PAULO
EM 13/09/2019

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE
EM 04/12/2018

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO
EM 05/02/2018
Obrigado,aguardo

FORTALEZA - CEARÁ - OVINOS/CAPRINOS
EM 01/12/2016
EM 04/04/2016

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO
EM 05/02/2016
Aguardo a gentileza do seu retorno, ou de quem souber me orientar nesse sentido: thaislacerda999@gmail.com.
Grata
Thais

CUIABÁ - MATO GROSSO - INDÚSTRIA FRIGORÍFICA
EM 10/09/2015
Atenciosamente: Walton Lopes de Abreu
Cuiabá MT.

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 19/12/2013
Grato pelo rápido atendimento!
Aproximadamente por meados de janeiro próximo lhe mandarei um pedido de consulta,
e um pedido de autorização para citar alguns parágrafos do artigo acima em um folheto que dissertara sobre as pontuais características e salubridade das carnes de ovinos!
Cordialmente,
Wilson de Andrade
Citando a fonte - Sarita B. Gallo. Sem dúvida!

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 19/12/2013
Atualmente sou professora na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, da USP, campus de Pirassununga. Telefone de contato: (19) 3465 4030.
Obrigada.

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 18/12/2013
Muito obrigado!

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 18/12/2013
Prezada Drª Sarita
Necessito marcar uma consulta em seu escritório. É possível?
Estou criando um projeto a respeito do consumo da carne de ovinos, que ainda é pouco difundida na Grande São Paulo.
Logo, sem o parecer de uma pessoa tão abalizada a respeito do assunto, quanto a Srª.
a jornada será bem mais demorada!
Cordialmente,
Wilson de Andrade

RIO BRANCO DO SUL - PARANÁ
EM 22/06/2011

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 18/02/2010
Os seus comentários com certeza enriqueceram o artigo, obrigada.
Já existem receitas ótimas para fazer linguiça com carne de carneiros e ovelhas, assim como Kafta. São produtos simples de serem feitos e agregam valor a carne e ainda não prejudicam o mercado de carne de cordeiro.

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 18/02/2010
Obrigada vc por participar e tb parabéns pela busca de novas informações. Não podemos parar no tempo e a busca por conhecimento deve ser constante.
Obrigada pelo apoio.
UNIÃO DA VITÓRIA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 18/02/2010
- Gostaria de ressaltar a importância do consumidor saber o que ele está comprando, se é Carneiro ou Cordeiro, pois a aquisição de Carneiro já fez muitos consumidores generalizar e "queimar" a carne do Cordeiro, daí a importância da rastreabilidade da carne para fornecer informações aos consumidores do que estão adquirindo, ressaltando a participação de quem está vendendo (por ex. açougue) para saber explicar sobre o produto que ele está repassando;
- A regionalização de produtos ao meu ver é de extrema importância, pois como bem explicou a autora, o tempero usado no RS é diferente do usado em SP, e os gostos ou preferências são diferentes.
- Como muitos avanços que precisamos alcançar na Cadeia da Ovinocultura, destaco o destino a ser dado com esses Carneiros, seja com embutidos, linguiças...

PALHOÇA - SANTA CATARINA
EM 17/02/2010