ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnologia H²C nos inoculantes Lalsil

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 01/11/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0
Com a intensificação da produção animal, houve necessidade também de se aprimorar a produção de alimento para os animais. De alguns anos para cá, mais e mais máquinas de alta capacidade de colheita têm chegado ao mercado, sejam automotrizes, sejam as colhedoras puxadas por trator que também tiveram seu desenvolvimento.

Com isso, o rendimento de colheita tem aumentado e os aditivos usados na ensilagem, tais como os inoculantes, aparecem com a necessidade de serem mais bem aplicados, de forma constante e homogênea. Há automotrizes que podem colher 2 ou mais hectares por hora, dependendo do terreno, ou seja, podem chegar a colher 150 toneladas por hora.

No último mês de outubro de 2016 a Lallemand Animal Nutrition lançou os inoculantes da linha Lalsil com a nova tecnologia H2C – High & Homogeneous Concentration, do inglês “Concentração Alta e Homogênea”. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pela empresa para que as bactérias de nossos inoculantes sejam aplicados de forma mais homogênea, durante todo o tempo da ensilagem. Isso quer dizer maior solubilidade das bactérias na solução e menor sedimentação dessas bactérias no tanque de aplicação.

Além disso, os produtos com o selo H2C permitem ser aplicados por bombas que usam baixo volume de solução. Muitas novas máquinas automotrizes que devem chegar ao mercado nacional já possuem esses aplicadores e não são todos os inoculantes disponíveis no mercado que têm essa capacidade de boa diluição, em tão baixo volume de solução. Há alguns aplicadores que podem chegar a aplicações mínimas de até 30 mL/tonelada de forragem (Figura 1).


Figura 1 - Aplicador de baixo volume da Marca Dohrmann. Fonte: Connor Marketing, Inc.

O que pode ocorrer de problema na aplicação de um inoculante?

Muito embora a aplicação abaixo da esperada seja a preocupação principal, o que traduziria em falta de efeito desejado do produto, também a inoculação excessiva em algumas porções pode trazer prejuízo. A ideia do uso de um inoculante na dosagem abaixo da recomendada só aumenta a chance que o inoculante não traga o benefício esperado.

Avaliações de inoculantes comuns, sem a tecnologia H2C, evidenciaram a sedimentação das bactérias após algumas horas da mistura. Ao avaliar-se a contagem de bactérias na porção superior e inferior verificou-se que quase nada das bactérias estavam na porção superior (chamada de sobrenadante), enquanto havia mais de 5 vezes a contagem que deveria ser encontrada no fundo do tubo, devido a sedimentação. Isso significaria, na prática, que o inoculante poderia ser superdosado no início da colheita e subdosado no final. Assim ao considerar uma inoculação com Lactobacillus buchneri sem essa tecnologia, a silagem colocada no fundo do silo seria inoculada acima do necessário e a silagem do topo do silo sem praticamente nada de inoculante, justamente na porção de maior desafio à estabilidade, ou seja, onde o oxigênio está em contato direto após a abertura.

Onde são encontrados os produtos com a tecnologia H2C?

Os produtos com essa nova tecnologia só podem ser encontrados na linha Lalsil de inoculantes da Lallemand Animal Nutrition (Figura 2). Os produtos H2C terão um selo em seus rótulos para que tenha certeza que a melhor tecnologia do mercado chegue esteja em suas mãos.



Figura 2 – Comparativo entre inoculante comum e um inoculante com a tecnologia H2C em ensaio laboratorial, após 4 horas de diluição.

Essa tecnologia só será benéfica para aplicadores de baixo volume?

Não, qualquer tipo de aplicador de inoculante é beneficiado, pois a solubilidade dos produtos foi melhorada, permitindo que a aplicação não sofra alteração desde o início até o final o uso do inoculante no tanque.

Todos os aplicadores também trarão como vantagem a possibilidade de trabalhar com menor volume de água por tonelada, sem preocupação com entupimento de bicos e permitindo, assim, maior autonomia de colheita e inoculação homogênea garantida.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures