ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como é o processo de produção de leite por uma vaca?

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/04/2023

3 MIN DE LEITURA

6
27

Que a vaca não dá leite, somos nós que precisamos tirar, já estamos cansados de saber. Mas, afinal como acontece esse processo? 

Como ocorre a produção de leite em vacas?

A produção de leite nas vacas é um processo complexo que envolve a atuação de muitos órgãos e sistemas diferentes. As vacas são animais altamente adaptados para produzir leite, e essa capacidade é fundamental para a sobrevivência de seus bezerros.

O processo começa na alimentação da vaca. Ela precisa ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em nutrientes, como feno, silagem e grãos, para fornecer a matéria-prima necessária para produzir leite. O material mastigado passa ao rúmen, onde é misturado a um líquido que contém vários tipos de microrganismos, sobressaindo aqui as bactérias e os protozoários responsáveis pela fermentação contínua do alimento ingerido.

Os produtos resultantes do metabolismo fermentativo, tais como aminoácidos, carboidratos e gorduras, são absorvidos no trato gastrointestinal. Após serem absorvidos, esses nutrientes são transportados pela corrente sanguínea até a glândula mamária, onde servem de base à síntese do leite.

Para produzir um litro de leite, é necessária a passagem de 300 a 500 litros de sangue pelo úbere. Os nutrientes são absorvidos pelo trato intestinal e circulam pelo corpo da vaca até chegar às glândulas mamárias. Uma vez nos alvéolos das glândulas mamárias, os nutrientes são combinados com outras substâncias, como proteínas, gorduras e sais, para formar o leite.

 

O que regula a produção de leite?

A produção de leite é regulada por dois hormônios importantes, a prolactina e a oxitocina. A prolactina é liberada pelo hipotálamo e estimula a produção de leite, enquanto a oxitocina é liberada pelo sistema nervoso e facilita a saída do leite das glândulas mamárias.

ubere vaca
 

Por quanto tempo uma vaca produz leite?

Em média, o tempo de lactação em rebanhos leiteiros especializados é de 305 dias e é diretamente influenciada pelo parto. Assim que o bezerro nasce a lactação inicia. Após o parto, a produção de leite é estimulada pela ordenha e dura aproximadamente 10 meses, os outros 60 dias do ano permanece em período seco, até iniciar uma nova gestação.
 

Qual a quantidade de leite uma vaca produz?

A quantidade de leite produzido pode variar de vaca para vaca, mas em condições ideais, uma vaca pode produzir entre 25 e 50 litros de leite por dia. Para uma maior produção de leite, deve-se dar uma atenção especial a alimentação e manejo corretos, além de oferecer bem-estar animal e conforto. Esses pontos podem aumentar a produção de leite e trazer maior eficiência.

 

Importância do bem-estar animal para a produção de leite

O bem-estar animal é de extrema importância para vacas leiteiras, tanto do ponto de vista ético quanto econômico.

Em primeiro lugar, as vacas leiteiras são seres sencientes, ou seja, são capazes de sentir dor, estresse e outras emoções. Portanto, garantir que elas tenham um ambiente confortável e saudável é questão de ética e moral, além de todo o resto. Além disso, quando as vacas são criadas em condições inadequadas, elas podem ficar estressadas e doentes, o que pode levar a uma redução na produção de leite e na qualidade do leite produzido.

Por outro lado, quando as vacas leiteiras têm um bom bem-estar animal, elas produzem mais leite e de melhor qualidade. Isso ocorre porque as vacas saudáveis e felizes têm um sistema imunológico mais forte e são menos propensas a desenvolver doenças. Além disso, um ambiente limpo e confortável para as vacas pode reduzir a incidência de infecções e lesões, o que pode levar a uma redução no uso de antibióticos e outros medicamentos, além de reduzir o risco de contaminação do leite.

Portanto, a promoção do bem-estar animal para vacas leiteiras é uma preocupação importante tanto do ponto de vista ético quanto econômico. Ao garantir que as vacas sejam mantidas em condições adequadas, é possível promover a saúde e o bem-estar das vacas, melhorar a qualidade do leite produzido e aumentar a rentabilidade das fazendas leiteiras.

vacas na sombra

Em resumo, a produção de leite nas vacas é um processo complexo que envolve a atuação de muitos órgãos e sistemas diferentes, incluindo o sistema digestivo, o sistema nervoso e as glândulas mamárias. Esse processo é diretamente influenciado pelo parto, a alimentação da vaca e a liberação de hormônios específicos. 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WANDEIR DE MORAIS PINTO

ESMERALDAS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 02/05/2023

Uma matéria muito interessante e de fácil compreensão. Parabéns!
MARCOS LEAL DROBENKO

CASTRO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/05/2023

Excelente reportagem

O leite que sai pelo teto primeiramente entra pela boca e como qualquer ser vivo, depende de vários fatores entre eles conforto, alimentação, sanidade, etc e se colocar no lugar da vaca, se você estivesse no lugar dela como gostaria de ser tratado para produzir mais leite ou carne, exigir do animal e não dar a ela condições acho desumano e não ter noção do que está fazendo, seria até melhor sair da atividade do que sacrificar o animal
ISRAEL CAMARGO DOS REIS

CAMPO LARGO - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 02/05/2023

Muito bom o conteúdo, parabéns a vocês da Milkpont pelo empenho em passar conhecimentos.
ALOÍSIO BEZERRA DOS SANTOS

JOÃO PESSOA - PARAIBA

EM 28/04/2023

Gostei muito deste conteúdo, ele é rico em informações de grande importância a todos nós humanos. Obrigado!
SOLENI DE OLIVEIRA BARBOSA

PRESIDENTE MÉDICI - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/04/2023

Gostei do conteúdo como as vaca produz leite.mais tenho uma duvida,se eu der cilagem de milho puro já vou obter bons resultado ou tenho q acrescentar ureia na colagem?
TADEU SALLES

RIO PRETO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/04/2023

Ótimo material.
Parabens

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures