ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O inverno chegou na produção leiteira, e agora?

CRUZADINHA

EM 23/06/2023

2 MIN DE LEITURA

2
3

Chegamos na estação mais fria do ano! Muitas pessoas gostam desse friozinho, outras nem tanto. Já para as vacas, não é novidade que elas preferem o  frio. Ambientes com temperaturas entre 5ºC e 15ºC são perfeitas para elas. Mas, pensando na produção geral de leite, a chegada do inverno traz consigo quais benefícios e desafios?

Geralmente os maiores problemas surgem no verão com as altas temperaturas, que acabam aumentando os custos de produção para adaptar as vacas ao desafio. Porém, o inverno também requer cuidados importantes com os animais para evitar doenças e até a morte de gado jovem e bezerras recém-nascidas.

Os benefícios do inverno 

As vacas, principalmente as holandesas, são animais sensíveis ao calor e alta umidade, sem o manejo adequado, sofrem de estresse térmico durante o verão. Com o clima mais fresco e temperaturas mais baixas, o cenário é outro. Elas ficam mais confortáveis e gastam menos energia para se termorregular e como resultado conseguem direcionar mais energia para produção de leite, melhorando a eficiência alimentar e obviamente, aumentando a produção de leite, além de poder direcionar mais energia e nutrientes para o sistema reprodutivo e imune.

É por isso que as vacas no inverno em geral produzem com mais saúde e tem uma reprodução muito melhor. Outro benefício do inverno, consiste na menor incidência de doenças transmitidas por moscas e carrapatos. O produtor consegue economizar em aspersão e ventilação - ferramentas usadas para amenizar o calor.

Além disso, a qualidade do ar nesse período geralmente é melhor devido à menor atividade de gases atmosféricos e à menor concentração de poeira no ambiente. Com isso, podemos observar uma melhora na saúde respiratória das vacas, salvo em regiões onde o inverno é muito seco que a poeira (especialmente nos sistemas Compost Barn a cama fica extremamente seca e pode ser necessário jogar esterco recolhido pouco antes do momento de revolvimento da cama).

Mas calma que nem tudo são flores! O inverno também traz consigo alguns desafios.

 

Os desafios do inverno

Alguns desafios que precisam de atenção acompanham esse período do ano, como por exemplo, oferecer água muito fria às vacas. O rúmen tem temperatura aproximadamente de 37ºC e quando servida uma água muito fria causa desconforto, redução de consumo em até 20% e também cólicas.  Além disso, temperaturas mais baixas estimulam menos ingestão de água para termorregulação, então isso pode acabar impactando num montante menor de leite produzido já que a produção é diretamente proporcional ao volume de leite produzido. Outro ponto, é que temperaturas extremamente frias, com geadas, prejudicam as pastagens, chegando a congelar a ponta das folhas.

Quando falamos desse assunto, não podemos esquecer de mencionar um problema clássico: pneumonia em bezerras. A zona termoneutra das bezerras giram em torno de 15 a 25ºC, então no inverno, além delas ficarem super desconfortáveis, o risco de pneumonia aumenta significativamente. Além do mais, seu peso diário diminui pois elas gastam para se aquecer, a energia que gastariam para ganhar peso. Assim, o importante é manter as bezerras aquecidas, seja usando capas, colocando roupas, lâmpadas e cama de feno ou mesmo mantendo-as em um ambiente fechado, pelo menos durante a noite 

E você produtor? Possui algum desafio com a chegada do inverno? Conte para nós nos comentários!

Agora que você já sabe de alguns benefícios e desafios do frio na criação de vacas leiteiras, que tal responder a cruzadinha para fixar o conhecimento?

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OZORIO INACIO DA SILVA NETO

NOVA PONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/06/2023

Gado holandês sim, em sistemas fechado, mas gado mais rústico não, a queda na produção é inevitável, isso e a realidade de quem produz 80%, acredito eu, do leite brasileiro...
ELISEU LUIZ RIZZATTI

BARRA DO RIO AZUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/06/2023

O inverno o difícil é a umidade não tenho lugar suficiente a preocupação e o bem estar é um desafio.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures