ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conheça os 7 queijos que são 100% brasileiros

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

CRUZADINHA

EM 20/10/2023

2 MIN DE LEITURA

3
6

O Brasil, com sua vasta extensão territorial e diversidade cultural, é berço de inúmeros produtos gastronômicos que encantam os paladares ao redor do mundo. Entre essas iguarias, o queijo desponta como uma verdadeira expressão de nossa identidade regional. 

Ainda que diversos queijos internacionais sejam populares e amplamente consumidos em território nacional, existem variedades 100% brasileiras que merecem destaque e reconhecimento. Da textura cremosa à casca mais firme, dos sabores suaves aos mais marcantes, cada um desses queijos narra uma história e apresenta características únicas. 

Portanto, listamos 7 tipos de queijos que são 100% brasileiros, confira: 

1. Queijo coalho: 

Uma presença indispensável em todo churrasco brasileiro, com raízes no Nordeste do país, é o tradicional queijo coalho. Este queijo, produzido através da coagulação das enzimas do leite, possui uma massa branca e uma faixa de umidade que geralmente varia de média a alta, além de apresentar um sabor salgado com um toque ligeiramente ácido.

2. Queijo serrano

A variação do queijo canastra proveniente do sul é produzida a partir de leite cru de vaca, destacando-se por sua consistência semelhante à manteiga. Essa iguaria tem suas origens nas elevadas regiões dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e se estende até o Planalto Meridional de Santa Catarina.

3. Queijo canastra

Este produto, reconhecido mundialmente e celebrado como patrimônio imaterial brasileiro, possui um paladar sutilmente ácido. Elaborado a partir de leite cru, passa por um processo de maturação de 21 a 40 dias e é oferecido em texturas que vão desde semi-rígidas até mais suaves e cremosas.

4. Requeijão de corte

Comumente conhecido como requeijão baiano ou crioulo, este produto é derivado do soro do leite. Sua textura cremosa é obtida mediante a incorporação de creme de leite. Quando mais firme, exibe uma coloração amarelada e é servido em blocos compactos.

5. Tulha

Premiado no Word Cheese Awards em 2016, este queijo artesanal tem suas origens no interior de São Paulo. Seu processo de maturação estende-se de 10 a 12 meses, resultando em uma casca delgada de tom avermelhado e um interior frágil. Seu sabor e textura são reminiscentes do parmesão.

6. Queijo Cuesta

Fabricado nas instalações da queijaria Pardinho, este queijo é produzido em tachos de cobre, a partir do leite cru de vacas da raça Gir. O processo de maturação se estende ao longo de 8 meses, permitindo a acumulação de fungos na casca. O sabor é suave, com notas adocicadas e um toque leve de acidez.

7. Azul do Bosque 

Enquanto os queijos azuis franceses e italianos são mundialmente reconhecidos, o Brasil não fica para trás na produção desse tipo de queijo. A versão brasileira, produzida em Joanópolis, São Paulo, é elaborada com leite de cabra, caracterizando-se por um sabor intenso e picante, além de uma textura macia.

E aí, qual deles é seu preferido? Conte para nós nos comentários!

As informações possuem como fonte Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint!

Conhecimento em dia, hora da cruzadinha! Vamos nessa?

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ SERGIO RUAS MENDES

PEDRA AZUL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/10/2023

Temos o queijo Cabacinha, produzido no nordeste de minas Região de Pedra Azul e mais sete municípios circunvizinhos. Estamos em processo de caracterização, queijo ja reconhecido em lei pelo Estado de Minas.
Produto artesanal de massa cozida e filada.
veja historia do queijo cabacinha produzido desde 1953.
VALTER OTACÍLIO SILVA JUNIOR

ANDRELÂNDIA - MINAS GERAIS

EM 23/10/2023

Está faltando os queijos mineiros, inventados pelos Portugueses que tentaram fazer o Queijo da Estela com Leite de Vaca, o Queijo Prato onde o Dinamarquês Hans Noremose tentou fazer um queijo típico de seu país em um prato, aprimorado pelo Laticínios Rosena, o Lendário da Generosa servido na Cerimônia de coração do Rei Charles também o Enigma da Fazenda Generosa, o Ouro Negro da Fazenda Aliança, todos inventos na Micro Região de Andrelândia, Montanhas Mágicas do Sul de Minas, o Santo Casamenteiro, melhor do Mundo em 2017 na França e o Alenda de Cruzília, também na Micro Região de Andrelândia. Em destaque também os Holandeses tentaram fazer o Queijo Golda na Serra da Mantiqueira e aí saiu o Queijo do Reino, preferido da Família Real. Podemos destacar também o Famoso Queijo Da Alagoa, mistura do Queijo Parmesão com Estepe inventado por Italianos nas Terras Altas da Mantiqueira em Minas Gerais.
CÍCERO BRANT

SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA - MARANHÃO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 23/10/2023

Temos o oitavo queijo,100%Brasileiro.
Queijo Tropical ou queijo regional do norte.
Queijo destinado à indústria de ralado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures