ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Infestação de mosca no rebanho: o que fazer?

CRUZADINHA

EM 17/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
3

A atividade leiteira, assim como qualquer outra da área de pecuária, pode ser alvo de grandes quantidades de moscas. Embora exista um limite tolerável, ao ultrapassá-lo, potenciais problemas sanitários passam a ser considerados gerando risco de doenças nos animais e prejuízos econômicos.

A infestação das moscas aumenta consideravelmente nos períodos mais quentes e úmidos do ano, mas precisa ser controlada e combatida durante todo o ano.

Dentre as moscas mais comuns presentes em propriedades leiteiras, temos a mosca doméstica, a mosca varejeira e a mosca dos estábulos.

A mosca doméstica costuma se concentrar perto de criadouros de animais, pois suas larvas alimentam-se de matéria orgânica em decomposição como esterco, matéria vegetal e animais mortos, embora possa percorrer distâncias de até 30 km em curto espaço de tempo.

Já as moscas varejeiras (de cor verde brilhante, azulada ou cor de cobre) se criam em carcaças em decomposição, em lugares sujos com leite e ovos quebrados, em estercos de animais e, também, em fezes humanas, por serem ricos em proteínas.

 A Mosca dos estábulos é uma mosca hematófaga (alimenta-se de sangue de mamíferos), que ataca diversas espécies, dentre as quais se destacam bovinos, caprinos, ovinos, equinos, cães e até mesmo o homem. É a única mosca picadora que usa as instalações de criação intensiva de animais de produção para criadouro.

As moscas são capazes de disseminar doenças através das patas, asas, abdome e fezes. Mastite (Corynebacterium pseudotuberculosis; S. aureus), Ceratoconjutivite (Moraxella bovis), Febre aftosaSalmoneloses (Salmonella spp.), Diarreias (Cryptosporidiosis), Tuberculose (Mycobacteria spp.), Miíases (bicheiras e berne) e até Algumas verminoses (Ascaris, Taenia, etc), podem ser transmitidas pelas moscas. 

Sabendo do tamanho impacto que pode causar, o controle das moscas é um manejo indispensável na produção. O controle de moscas tem como princípio global a higiene. Manter os objetos de trabalho, assim como os equipamentos e instalações limpas é fundamental.

Além disso, destinar corretamente os dejetos da produção, resíduos de alimentos e manejar adequadamente os animais, são práticas que ajudam no combate da proliferação. O correto manejo dos lixos produzidos na propriedade também é essencial, pois estes dejetos proporcionam um ambiente adequado para o desenvolvimento das larvas de moscas. 

Agora que você já sabe os principais passos de como controlar as moscas no rebanho, que tal preencher essa cruzadinha para fixar o conhecimento? 

Confira esses artigos para mais dicas e aprofundar o conhecimento

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures