ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cana-de-açúcar: lançamento de novas variedades

POR JOÃO JOSÉ ASSUMPÇÃO DE ABREU DEMARCHI

THIAGO FERNANDES BERNARDES

EM 03/10/2002

4 MIN DE LEITURA

0
0

Em artigo anterior (O uso da cana-de-açúcar como recurso forrageiro - parte 2, de 30/06/2000), comentávamos sobre um programa de melhoramento genético de variedades de cana para fins forrageiros, onde se procuraria identificar características favoráveis para alimentação animal em cultivares comerciais de cana para fins industriais, já que, uma vez atendido os quesitos de sanidade, produtividade e teor de sacarose, comuns nas variedades para indústria, outros fatores como despalha natural, isto é, perda das folhas secas do colmo naturalmente, resistência ao acamamento, posição das folhas basais, maciez, espessura de colmo, porte ereto das touceiras, teor e qualidade da fibra (FDN) e outras seriam avaliadas para definir qual se adapta mais à utilização como recurso forrageiro.

Um dos primeiros frutos desse programa foi o lançamento durante o Agrishow 2002, da nova variedade de cana para fins forrageiros, a IAC86-2480 (Figuras 1 e 2), híbrido interespecífico resultante de cruzamento manual feito em 1986, envolvendo o parental US71-399 que recebeu pólen de variedade desconhecida.

Segundo LANDELL et al. (2002), a seleção inicial se deu na região de Ribeirão Preto, em solos caracterizados como latossolos. Nestas condições apresentou boa produtividade agrícola e ótimas características tecnológicas. Observada posteriormente, em diferentes latitudes (15 - 22o sul), mostrou boa adaptação, caracterizando-se, no entanto como uma variedade exigente em relação à fertilidade de solo. Apresentou também longo período de utilização industrial e ou forrageiro dado pela manutenção do Pol% em níveis superiores entre os meses de maio a outubro. Outras características favoráveis à manutenção deste Pol% referem-se à alta resistência a acamamento e hábito de crescimento ereto, associado à ausência de florescimento nas latitudes testadas. Em relação à altitude, esta variedade já foi introduzida em ambientes com altitudes que variam de 50 a 1.100 m, estando o seu comportamento correlacionado principalmente à fertilidade do solo.

 

 


Figura 1 - Nova variedade (IAC86-2480) mostrando despalha fácil.

Essa variedade apresenta touceira com hábito de crescimento ereto; altura de colmo média baixa; diâmetro de colmo médio (2,3 a 2,8 cm) e bastante uniforme; internódio curto; gema pequena e pouco proeminente no plano do colmo, do tipo oval; bainha aderida fracamente ao colmo; número de perfilhos de 12 a 13 por metro linear; ausência de brotões; cor de colmo roxo com anel de crescimento verde bem definido. O potencial produtivo em relação a cultivar de cana mais plantada do Brasil e também indicada para fins forrageiros está apresentado na Tabela 1, enquanto na Tabela 2, os primeiros resultados de desempenho animal com essa variedade.

Tabela 1 - Produtividade agrícola (toneladas de cana / ha - TCH) da cultivar IAC 86-2480 em relação à RB 72-454.

 

 



Fonte: Carvalho et al. (1983) citado por LANDELL et al. (2002).

Tabela 2 - Média diária de ganho de peso (GDPV) e conversão alimentar (CA) de novilhas alimentadas com dietas contendo as variedades IAC 86-2480 e RB 72-454.

 



Fonte: Rodrigues et al. (2002) citado por LANDELL et al. (2002).

 



Figura 2 - Nova variedade (IAC86-2480) mostrando uniformidade de colmos.

Essa nova variedade possui também algumas características interessantes com relação à resistência à seca, apresentado uma rebrota muito mais intensa em qualquer período da seca do que em relação à variedade mais produtiva, que é, porém mais produtiva sem a restrição hídrica. Outro ponto positivo é a manutenção da sua digestibilidade durante todo o período de colheita, também muito importante para o desempenho animal uniforme. Por fim, está se introduzindo com o lançamento desta nova variedade o conceito da relação FDN/POL, que deve preferencialmente estar abaixo de 3 e representa a relação entre o teor de fibra e a quantidade de açúcares, ou seja, procura-se variedade com maior proporção de açúcar em relação a fibra, o que parece ser um dos principais responsáveis pelo bom desempenho animal.

Comentário do autor: O lançamento de novas variedades ou cultivares é um dos alicerces do programa de uso racional da cana-de-açúcar na alimentação animal, porém não deve ser encarado como a solução dos problemas evidenciados na maioria das propriedades com uso da cana para esse fim, especialmente com relação ao manejo do canavial. O produtor deve estar consciente que a escolha da variedade é apenas um dos itens do sistema de produção, e muita atenção deve ser dada às atividades agronômicas, tanto visando a longevidade como a produtividade do canavial, mesmo porque a disponibilidade de mudas nos primeiros anos é bastante restrita. Além do mais, ainda são necessários ensaios para verificar se o potencial de desempenho animal é realmente tão superior quanto ao obtido no primeiro ensaio citado. O importante é continuar utilizando as variedades industriais mais produtivas da região e aplicar toda tecnologia disponível, tanto na produção quanto no balanceamento de rações.

Bibliografia

LANDELL, M. G. A.; CAMPANA, M. P.; RODRIGUES, A. A.; CRUZ, G. M.; ROSSETO, R.; FIGUEIREDO, P. et al.. A variedade IAC86-2480 como nova opção de cana-de-açúcar para fins forrageiros: manejo da produção e uso na alimentação animal. Boletim Técnico IAC 193 - Série Tecnologia APTA - Instituto Agronômico (IAC), Campinas, 2002. 36 p.

JOÃO JOSÉ ASSUMPÇÃO DE ABREU DEMARCHI

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures