ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Contagem de células somáticas e qualidade de queijos

POR MARCOS VEIGA SANTOS

MARCOS VEIGA DOS SANTOS

EM 08/12/2000

2 MIN DE LEITURA

1
0
Marcos Veiga dos Santos

Um tema bastante atual para a indústria queijeira é a necessidade de obtenção de leite de alta qualidade, o que possibilitaria a produção de queijos com prolongada vida de prateleira, boas características organolépticas e alto rendimento industrial.

Sem dúvida, a CCS no leite é um fator de relevante importância para a indústria de queijos, pois a alta CCS no leite determina alterações na composição do leite e alterações na capacidade de coagulação, a qual é uma etapa fundamental durante a fabricação do queijo.

Por outro lado, uma questão que ainda não apresenta consenso entre os pesquisadores é qual a CCS normal do leite. Evidências de estudos científicos demonstram que a CCS do leite acima de 300.000 cel/ml é um indicativo de que o animal apresenta mastite, mas valores entre 100.000 e 200.000 cel/ml, e mesmo entre 200.000 e 300.000 cel/ml são de difícil associação com a doença.

De forma simplificada, a mastite causa redução na concentração da caseína do leite, ainda que em muitos casos a proteína total do leite pode permanecer inalterada ou até aumentada devido à elevação proporcional de proteínas do soro que vem do sangue e passam para dentro do leite em função de alterações causadas pela mastite. Podemos assim concluir que a redução da caseína do leite determina redução no rendimento industrial da produção de queijos, visto que a caseína é um fator importante no rendimento. Em termos quantitativos, um aumento da CCS no leite de 100.000 para 900.000 cel/ml pode determinar uma redução de 11% no rendimento da fabricação de queijo.

Estudos do impacto econômico da alta CCS sobre o rendimento da fabricação de queijo foram feitos utilizando diversos resultados de pesquisas. Foram estimados através de modelos estatísticos que o simples aumento da CCS média do leite na Suíça de 100.000 cel/ml (atualmente a Suíça tem um das menores CCS médias de toda a Europa com 106.000 cel/ml) para 200.000 cel/ml resultaria em uma perda de 880 toneladas de queijo/ano em função da redução no rendimento, o que poderia representar um prejuízo para os produtores de queijo de aproximadamente US$ 7.750.000.

Além da redução no rendimento da produção, a alta CCS no leite pode causar o aparecimento de diversos defeitos de qualidade como a rancidez, alterações de aroma e sabor e defeitos de textura. Adicionalmente, a alta CCS no leite pode causar atraso na acidificação durante a formação do coágulo após adição de culturas lácteas.

É importante frisar que já existem diversos resultados de pesquisas realizadas em diversos países que justificam o pagamento diferenciado do leite destinado para a fabricação de queijos pela baixa CCS. Quanto ao leite destinado ao consumo na forma fluida, existem trabalhos em andamento que buscam quantificar os efeitos da alta CCS no leite sobre a sua qualidade e a de outros produtos lácteos.

********


fonte: Anais do II Simpósio Internacional sobre Qualidade do Leite, 2000.

MARCOS VEIGA SANTOS

Professor Associado da FMVZ-USP

Qualileite/FMVZ-USP
Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite
Endereço: Rua Duque de Caxias Norte, 225
Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP
Pirassununga-SP 13635-900
19 3565 4260

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALICE GIFFONI VIEIRA SILVA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 01/09/2022

muito bom!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures