ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gestão: investimento prioritário na fazenda

POR CLÍNICA DO LEITE

CLÍNICA DO LEITE/AGRO+LEAN

EM 22/02/2017

1 MIN DE LEITURA

1
0
 Prof. Dr. Paulo Machado*

Na semana passada, o blog Milk Point de Portugal publicou o resultado de uma enquete com produtores de leite daquele país. A pergunta era simples: qual será o seu principal investimento em 2017? Entre as opções de resposta estavam alimentação, instalações, reprodução, pessoal e área/terrenos. Como resultado, 31% dos participantes apontaram as instalações como principal destino dos investimentos deste ano. Em segundo lugar, com 19%, estava a reprodução.

Embora o contexto do mercado português seja diferente do brasileiro, acredito que se fizéssemos a mesma pergunta por aqui a resposta seria muito parecida. A ideia de modernizar as instalações, adquirindo equipamentos e infraestrutura de ponta, é sempre sedutora. Porém, na prática, sabemos que apenas esse investimento não basta para colocar a fazenda no caminho do sucesso. De que adiantam instalações modernas, caríssimas, se não temos boas práticas de gestão consolidadas na fazenda?

Para tornar a produção de leite um negócio cada vez mais rentável, é preciso que os produtores transformem a evolução da gestão em uma prioridade das fazendas, inclusive no que diz respeito aos investimentos planejados. Além da melhoria contínua do fluxo de trabalho, que amplia a produtividade, uma gestão bem estruturada permite, entre outros benefícios, identificar as reais necessidades de investimento.

Isso significa que, ao desenvolver a mentalidade gerencial, o produtor começa a questionar o impacto de cada centavo investido na produção. Será mesmo que você precisa de uma ordenhadeira de última geração para ter mais leite no tanque? Às vezes, um investimento muito menor, focado no treinamento e no engajamento dos empregados, por exemplo, tem potencial para gerar resultados produtivos bem mais expressivos.

Não à toa, as fazendas de maior sucesso no Brasil — e provavelmente também em Portugal e em qualquer outro país — são aquelas que encaram sistemas e práticas de gestão como um investimento tão ou mais importante que qualquer outro. Afinal, ao contrário de muitos destinos que os recursos podem ter, a gestão tem retorno garantido.

* Diretor da Clínica do Leite, é professor da Esalq/USP, titular em Bovinocultura de Leite, com 43 anos de experiência em gestão de fazendas.

CLÍNICA DO LEITE

Vinculada à ESALQ/USP, a Clínica do Leite é uma instituição sem fins lucrativos que atua em gestão da pecuária de leite, por meio da geração de conhecimento e da formação de pessoas.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VALTER JOSE VON KRUGER SOBRINHO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/05/2017

Ótimo comentário.Obrigado por este artigo

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures