ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colostro - quando e como fornecer?

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/04/2000

2 MIN DE LEITURA

0
0
José Roberto Peres

Para que o colostro exerça sua função na nutrição e transferência de anticorpos ao bezerro, existem alguns pontos que precisam ser observados.

O fator mais importante na transferência de anticorpos imunoglobulinas ou Ig) em quantidade suficiente da vaca para o bezerro, é garantir que a quantidade de colostro consumida seja adequada.

É por isso que a forma de fornecimento do colostro é de extrema importância. O colostro deve ser ordenhado da vaca e fornecido através de uma mamadeira, para que se tenha certeza de que o bezerro mamou a quantidade correta.

Deixar que o bezerro mame o colostro na vaca não é aconselhável. A maioria das pesquisas indica que os bezerros têm por hábito mamar várias vezes, em pequenas quantidades que, somadas, não são suficientes para uma adequada transferência de imunidade. Estima-se que a porcentagem de bezerros que não consomem colostro em quantidade suficiente varia entre 25 e 40%, quando mamam diretamente na vaca. Isto deixa uma parte muito grande dos bezerros desprotegidos.

O segundo fator mais importante no fornecimento de colostro é o momento do fornecimento. Quanto mais cedo o bezerro receber o colostro, mais eficiente será seu efeito (o ideal seria a primeira mamada ocorrer na primeira hora após o parto). Isto tem duas razões:

1. Nas primeiras 8 horas de vida do bezerro, o intestino ainda não está funcionando; sendo assim, a máxima absorção de anticorpos é possível. Após este período, pelo efeito laxativo do próprio colostro, o intestino passa a funcionar e sua capacidade de absorção das partículas intactas diminui cada vez mais até que ao final das primeiras 24 horas de vida, as imunoglobulinas (que são proteínas) não podem mais ser absorvidas, passando unicamente a ter um efeito local e momentâneo no tubo digestivo (IgA), após o que são digeridas como qualquer outra fonte de proteína.

2. Ao nascer o intestino do bezerro é estéril. Todavia, em poucas horas as bactérias do ambiente iniciam a colonização do intestino. Este processo pode ser acelerado se o ambiente em que o bezerro nasceu for inadequado e estiver muito contaminado (ex. muito barro). Colocando de forma bem simples, é necessário que os anticorpos cheguem ao intestino antes das bactérias, para que o organismo tenha como se defender.

Comentário Milkpoint: colostro de boa qualidade (primeiro colostro) deve ser fornecido em quantidade adequada (controle através da mamadeira) o mais cedo possível (primeiras horas de vida) para permitir a máxima absorção de anticorpos antes da colonização do intestino por patógenos. A adoção deste procedimento é básico para a obtenção de bezerras saudáveis e bem desenvolvidas.

********


fonte: MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures