Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Dairy Vision 2017: "queijo artesanal é amor, paixão e dedicação"

postado em 09/10/2017

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Quando o mineiro Osvaldo Martins de Barros Filho começou a vender queijo artesanal pela internet em 2009, sendo pioneiro neste setor, jamais imaginava que um dia seria convidado para uma viagem à França a fim de desbravar o processo de fabricação, maturação e harmonização de queijos franceses - e mais - para participar do Concurso Mondial du Fromage, no Salão do Queijo em Tours, cidade internacional da Gastronomia.

Bisneto do tropeiro Jeremias Sene - que levava queijos dentro de balaios de bambu, em cima dos lombos de burros, cortava as trilhas que serpenteavam a Serra da Mantiqueira e comercializava no Vale do Paraíba/SP - Osvaldinho, como é conhecido na pequena Alagoa, foi selecionado pela FAEMG - Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, para esta viagem por ser referência em queijo artesanal no Estado.

"Estamos na luta pela valorização do Queijo Artesanal em Minas Gerais, que não é composto só de leite cru, fermento do dia anterior, coalho e sal, mas também de cultura, história e tradição. Queijo artesanal é amor, é paixão, é dedicação" relata Osvaldo, proprietário da empresa Queijo d'Alagoa MG. Segundo ele, o convite para participar da viagem reconheceu a importância do seu trabalho e validou todo o esforço em prol de uma causa nobre, ainda mais porque, ele ganhou medalha de bronze no concurso com o queijo Alagoa Grande.

Osvaldo será um dos palestrantes do Dairy Vision 2017, um dos principais eventos mundiais da cadeia do leite no mundo que ocorrerá em Curitiba, entre 30 de novembro e 01 de dezembro. O tema da sua palestra será: “De uma pequena cidade em Minas Gerais para Paris: Queijos D’Alagoa”.

Osvaldo Martins de Barros Filho recebendo um prêmio na França 

“A viagem foi emocionante, inesquecível e incrível. Permitiu que eu conhecesse a fundo a organização avançada da cadeia queijeira da França, onde o processo é continuado e gradativo. Cada ator tem seu valor, papel e devido respeito. A começar pelo produtor de leite, que respeita a capacidade produtiva da sua terra, dos seus animais (vacas, ovelhas e cabras) e do meio ambiente. Ao mesmo tempo, se respeita, usando da tecnologia e de ferramentas para seu conforto e bem-estar”.

Para ele, a viagem fez acreditar que existe um caminho: a organização dos produtores. “Desta forma dá para poder sentar com as autoridades e dialogar. Somente com um generoso dedo de prosa, regado com bom senso e respeito, é possível chegar a um denominador comum. No final, todos sairão ganhando: do produtor ao consumidor. Minas Gerais se consolidará não somente como o maior produtor de leite, mas também como o estado mais organizado. Este é o sonho que trazemos no peito de inconfidentes queijeiros. Não podemos voltar nossos olhares apenas para as medalhas. Mas também para a tradição, a cultura e a história que permeiam as famílias, as terras, o leite, o clima, a altitude, os fungos, os mofos e as bactérias que formam o nosso ‘tremruá’”.

No mês de abril deste ano, além de vender queijos pela internet, Osvaldo inaugurou uma loja física no Centro de Alagoa/MG. Além do queijo, azeite e mel, a loja também comercializa cafés especiais de diferentes regiões e produtos locais. “Agora também abrimos as portas para receber nossos clientes, sentar para trocar um dedo de prosa, comer queijo e beber café” concluiu Osvaldo.

O Dairy Vision 2017

Além das apresentações e debates de alto nível - característica marcante do evento e amplamente elogiada nas edições anteriores - o Dairy Vision proporcionará diversos momentos para networking, como os espaços empresariais, jantar de confraternização, almoços e diversos breaks. Será o melhor evento já realizado para o setor lácteo no Brasil.

Conheça a programação completa e se inscreva! http://www.dairyvision.com.br/ As vagas são limitadas. As inscrições com desconto vão até o dia 13/11 e para grupos de pessoas da mesma empresa, há pacotes especiais. Para mais informações: ana@agripoint.com.br

O Dairy Vision 2017 já atraiu vários patrocinadores e possui poucos espaços disponíveis. Para mais informações sobre esse assunto, envie um e-mail para comercial@agripoint.com.br

O Dairy Vision 2017 é uma realização da AgriPoint e da Zenith Global. Esta iniciativa conta com patrocínio Gold da Beneo, ICL, Plastipak, PolyOne e Sealed Air. Participação das empresas ADI, Auto Analítica, Biomérieux, Dupont, Ecolean, Geiger, Quintiq e RMBPack. Apoio da ABIQ, ABLV, ABIS, Embrapa Gado de Leite e FEPALE. Apoio de mídia da Revista Indústria de Laticínios e da Revista Mais Leite.

 

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Osmani Mendes Ferreira

IBIÁ/ MG - Minas Gerais - Revenda de produtos agropecuários
postado em 12/10/2017

Chic demais á história de nosso queijo..
.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade