FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novidades nas estatísticas do leite

POR PAULO DO CARMO MARTINS

PANORAMA DE MERCADO

EM 29/11/2004

2 MIN DE LEITURA

2
0

O IBGE divulgou na última semana de novembro os dados relativos à produção brasileira de leite, em 2003. Crescemos 2,82%, mais que o crescimento da população. Entre 1990 e 2003, a taxa de crescimento da produção de leite foi de 4,39% ao ano, e entre 2000 e 2003, foi de 1,19% ao ano. Mas, de que regiões deste imenso Brasil está vindo o nosso leite de cada dia?

A Tabela 1 apresenta a produção dos quinze principais estados. Juntos, produziram 93,8% do total do ano passado. Minas Gerais ainda mantém a primeira posição, com 28,4% do total, seguido por Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Juntos, produziram 73,7% do total. Minas Gerais e Goiás produziram o equivalente à produção Argentina. Uma novidade é a ascensão de Santa Catarina, que vertiginosamente vem se colocando em posição de destaque no ranking de produção de leite brasileiro. Além disso, os três estados do sul se colocam entre os seis principais estados. Que se cuide São Paulo, que já ocupou a segunda posição durante décadas...

Tabela 1. Produção de leite em 2003. Brasil. (mil litros)
 


A Tabela 2 reproduz as 15 mesorregiões brasileiras com maior produção em 2003. Se o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba tivessem conseguido se tornar mais um estado da Federação, iriam se colocar em sexta posição, a caminho da quinta, já que é região que apresenta crescimento vertiginoso, ao contrário de São Paulo. Das quinze mesorregiões seis são de Minas Gerais, duas delas ainda apresentam importância, embora estejam claramente em situação de estabilidade ou declínio relativo de produção. Refiro-me às tradicionais Sul de Minas e Zona da Mata. Mas o que realmente chama a atenção são as mesorregiões novas, além do Triângulo Mineiro, como o Sul e o Centro Goiano e o Oeste Catarinense, o Oeste e Sudoeste Paranaense, bem como o Leste de Rondônia.

Tabela 2. Produção de Leite por Mesorregiões. Brasil. 2003. (mil litros)

 


Em termos de microregiões, a novidade é a posição de Ji-Paraná, que se colocou em destaque, conforme Tabela 3. Também chama a atenção a posição de Toledo, que se localiza no sudoeste do Paraná. Esta microregião se notabilizava, até a pouco, pela produção de soja e trigo.

Tabela 3. Produção de Leite por Microregiões. Brasil. 2003. (mil litros)

 


A Tabela 4 mostra os 15 municípios que mais produziram leite em 2003. Apesar de sua pequena extensão (2.532 km2), Castro, um município paranaense, produziu mais que os estados do Acre, Piauí ou Amazonas, por exemplo. De 15 municípios, seis são de Minas Gerais, quatro do Paraná e três de Goiás. Juntos, produziram 1,147 bilhões de litros, o que correspondeu a 5,2% da produção nacional. Isso é 44% a mais do que toda a produção da Bahia...Mas o que chama realmente a atenção, nesta tabela e na Tabela 2 e 3, é o fato de que regiões e municípios que são permanentemente lembrados pela exuberância que culturas como a soja e milho representam, em termos de renda gerada, também se destacam na produção de leite. Esse é o caso Rio Verde, Toledo e Patos de Minas, por exemplo.

Tabela 4. Principais municípios em produção de leite. Brasil. 2003. (mil litros)

 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

AMELIA CRISTINA CRUZ DA SILVA

OUTRO - RONDÔNIA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 12/01/2005

Creio que houve um equívoco na tabela 4 :Ouro Preto do Oeste trata-se de um município de Rondônia.

<b>Resposta:</b>

Prezada Amelia,

Obrigado pela informação. Realmente houve a troca, a qual já foi corrigida.

MilkPoint
JOSÉ ASSUMPÇÃO BUCCI CASARI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 06/12/2004

Prof Paulo C. Martins, como é possível se obter as estatísticas completas? Ou pelo menos para Paraná, São Paulo, MT e MS.

Desculpe a amolação, mas entrei no portal do IBGE e não achei as estatísticas para 2003.

Obrigado

<b>Resposta do MilkPoint</b>

Caro José Assumpção,

Para acessar, você precisa entrar no site do IBGE e acessar o banco de dados SIDRA, clicando a seguir em Pecuária e em Pesquisa Pecuária Municipal (PPM).

O link direto é:

<a href=http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/acervo/acervo2.asp?e=v&p=PP&z=t&o=12>http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/acervo/acervo2.asp?e=v&p=PP&z=t&o=12</a>
MilkPoint AgriPoint