ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE: 2022 com queda na produção total brasileira de leite

POR HELOISA VASCONCELOS

PANORAMA DE MERCADO

EM 22/09/2023

3 MIN DE LEITURA

1
12

Na última quinta-feira (21/09), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), trazendo dados da produção brasileira no ano de 2022. Com uma produção total de 34,6 bilhões de litros de leite, no último ano a produção passou por um recuo de 1,6% em relação ao produzido no ano anterior, como mostra o gráfico a seguir.

Gráfico 1. Evolução da produção brasileira de leite.

Evolução da produção brasileira de leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado em com base em dados do IBGE.

Sobre as regiões brasileiras, o Sul se manteve pelo segundo ano consecutivo sendo a maior região produtora do Brasil, representando cerca de 33,79% de todo o leite produzido no país, porém, a diferença com a região Sudeste se manteve ainda bem pequena, com o Sudeste representando aproximadamente 33,57% da produção nacional de leite. Importante ressaltar que ambas as regiões passaram por pequenas quedas em suas participações, mas, a queda observada para a região Sudeste foi superior ao observado para a região Sul (-0,29 p.p. e -0,09 p.p., respectivamente).

A região Nordeste seguiu sendo a única a obter crescimento percentual em sua participação, que para o ano de 2022 ficou em 16,54% (+0,83 p.p.), configurando a terceira maior região na produção de leite. As regiões do Centro-Oeste e Norte também passaram por sutis recuos, obtendo agora uma participação de 11,02% e 5,08%, respectivamente, como mostra o gráfico 2.

Gráfico 2. Participação na produção total nacional em 2022 – por região.

Participação na produção total nacional em 2022 - por região.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado em com base em dados do IBGE.

Em relação a produção estadual, Minas Gerais seguiu sendo o maior estado produtor de leite, com uma produção em torno de 9,36 bilhões de litros no último ano, representando cerca de 27,1% da produção brasileira, como pode ser observado no gráfico a seguir. No segundo lugar, se manteve o estado do Paraná, que passou por um crescimento em sua produção de 1,3%, com 4,47 bilhões de litros produzidos em 2022. Como pode ser observado, apesar do aumento na produção paranaense, o segundo maior estado produtor do Brasil ainda possui uma grande distância da produção do primeiro lugar (Minas Gerais). O Rio Grande do Sul se manteve na terceira posição entre os maiores estados produtores de leite, com uma produção de 4,07 bilhões de litros, 7,5% abaixo da produção do ano anterior.

Gráfico 3. Participação na produção total nacional em 2022 – por estado.

Participação na produção total nacional em 2022 - por estado.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado em com base em dados do IBGE.

Dentre os municípios brasileiros, Castro/PR seguiu sendo a maior cidade produtora de leite do país, com 426 milhões de litros produzidos em 2022, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. O segundo e terceiro colocados entre os municípios também mantiveram suas posições em relação ao ano anterior, sendo Carambeí/PR o segundo maior município produtor de leite e Patos de Minas/MG o terceiro maior, com produções de 256 (+12%) e 199 (-3%) milhões de litros de leite, respectivamente.

O número de vacas ordenhadas também passou por recuo no último ano. Com um total de aproximadamente 15,7 milhões de vacas ordenhadas, o ano de 2022 encerrou com uma queda de 1,0% no total de animais produtores, sendo reflexo das grandes dificuldades encontradas pelo produtor de leite, principalmente no 1º semestre de 2022, resultando na saída de diversos produtores e animais da atividade.

O estado que enfrentou a maior saída percentual de animais na atividade foi o Mato Grosso, com um total de 292 mil de vacas ordenhadas em 2022, uma queda de 13.5% em relação ao ano anterior. Em contrapartida, o estado que apresentou maior crescimento percentual foi Sergipe, com um aumento anual de 8,0% no total de vacas ordenhadas, com cerca de 169 mil de animais.

Já em relação a produtividade média brasileira das vacas, após o ano de 2021 ter encerrado em estabilidade, 2022 finalizou também apresentando queda neste quesito. Com um recuo de aproximadamente 15 litros/vaca/ano, a produtividade média de 2022 foi de 2.199 litros/vaca/ano, o menor valor observado desde 2019.

E por fim, sobre o valor da produção de leite, o último ano encerrou com um importante crescimento de 17,7%, com o valor da produção de leite brasileira ficando em cerca de 80 bilhões de reais em 2022.
 

MilkPoint Mercado

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/09/2023

Oito anos consecutivos com a produção Brasileira derrapando. Cada vez mais isso está tomando forma de uma mudança estrutural na cadeia, muito mais do que conjuntural. Vamos ver os próximos capítulos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures