ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Venda de iogurte cai pela primeira vez e recua 2,6% em 2015

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/05/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
As vendas de iogurte, símbolo do Plano Real e da ascensão da nova classe média brasileira, a classe C, caíram pela primeira vez em volume no ano passado, refletindo a situação difícil da renda e do emprego enfrentada pela maioria da população. Segundo pesquisa da consultoria Nielsen, as quantidades comercializadas desse item recuaram 2,6% em 2015 em relação ao ano anterior. Foi a primeira retração da série de vendas apurada pela consultoria desde 2005.

“O iogurte, ano após ano, era o produto top dez em taxa de crescimento”, apontou Daniela Spinha de Toledo, diretora de varejo da consultoria. Entre 2005 e 2009, por exemplo, as vendas de iogurte em volume tinham crescido 6% ao ano, em média. De 2010 a 2014, desaceleraram para 4%, mas ainda eram positivas.

Daniela ressaltou que o desempenho do iogurte mostra como o cenário macroeconômico vem impactando a cesta de compra. “Com a recessão, o brasileiro está mudando o comportamento de compras, levando para casa menos supérfluos e mais itens básicos voltados para o consumo familiar dentro do lar.” Os dados foram apresentados pela diretora da consultoria durante a abertura da 32ª Feira e Congresso de Gestão Internacional em Supermercados da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que ocorre esta semana em São Paulo.

O iogurte não se trata de uma exceção no desempenho dos supermercados. O volume de vendas de uma cesta de 131 categorias de produtos, entre alimentos, bebidas e itens de higiene e limpeza, auditada pela consultoria, caiu 1,2% no ano passado em relação a 2014 em todo o País. No período imediatamente anterior, essa mesma cesta havia crescido 3,6% em volume de vendas. Para este ano, Daniela espera uma nova retração de vendas da cesta em volume, de 2,1%. O avanço do desemprego, que atinge mais de 10% da população economicamente ativa do País, deve ser responsável por metade dessa retração nos volumes, calculou a diretora.

A moderação do brasileiro na hora de ir às compras bateu no faturamento dos supermercados brasileiros que encerraram o ano passado com queda real, descontada a inflação, de 3,6% ante 2014, apesar de ter ampliado em 1,1% o número de lojas.

No Estado de São Paulo, o principal mercado consumidor do País, o desempenho não foi diferente. Segundo a Apas, o faturamento caiu 3,8% em relação a 2014, descontada a inflação do período, e a abertura de lojas avançou 1,8%. Com o aumento no número de lojas e queda no faturamento, a venda por metro quadro no setor supermercadista encolheu no ano passado.

Sanzovo explicou que a abertura de lojas ocorrida 2015 refletiu o cenário do passado, quando a economia estava em pleno crescimento. “Claro que novos investimentos que estavam programados não foram iniciados este ano. Estamos aguardando uma melhora da situação econômica”, disse o vice-presidente da Abras. Ele acredita que a tendência de consolidação entre redes de porte médio deve ganhar força. “Essa consolidação deve ocorrer especialmente com empresas que não estão bem estruturadas e acabam sucumbindo em momentos de crise.” 

As informações são do jornal O Estado de São Paulo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures