ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

USDA descobre que morango em pó liofilizado ajuda a estabilizar sorvete

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/02/2020

1 MIN DE LEITURA

0
3

Uma nova pesquisa conduzida pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) descobriu que os pós de frutas secas liofilizadas são estabilizadores eficazes em sorvetes.

Verificou-se que o pó de frutas secas liofilizadas, em particular o morango em pó, mantinha a forma de sobremesas lácteas e sorvetes congelados mesmo depois de atingir a temperatura ambiente.

A pesquisa, publicada no Journal of Food Processing and Preservation, foi conduzida pela Agência de Pesquisa Agrícola do USDA, Agricultural Research Service (ARS), na Califórnia.

Segundo a ARS, sem um estabilizador, o sorvete pode ficar crocante devido aos cristais de gelo que aparecem com as mudanças de temperatura na indústria ou no freezer.

O uso de estabilizadores evita o crescimento de cristais, retarda o processo de fusão e também evita a separação e o encolhimento do soro durante o armazenamento. Também é dito que eles aumentam a percepção da sensação bucal de um consumidor sobre a cremosidade.

Os estabilizadores padrão incluem alginato de sódio, goma de guar, iota carragenina, goma xantana e carboximetilcelulose, no entanto, muitas vezes as pessoas reagem negativamente a esses nomes de sons químicos desconhecidos e os assumem como ingredientes artificiais.

As possibilidades do pó de frutas liofilizadas já eram conhecidas, mas não quantificadas tecnicamente. A pesquisa da ARS revelou que o morango em pó agia como o melhor estabilizador, pois evitava completamente o derretimento, seguido de perto pela framboesa.

Enquanto o pó de amora impedia que a sobremesa congelada derretesse, a estrutura de espuma ainda desmoronava e perdia sua forma original. Por sua vez, o pó de mirtilo não evitou o derretimento ou a formação de cristais de gelo durante o congelamento e a sobremesa congelada mostrou um pouco de separação do soro.

“Descobrimos que alguns dos pós de frutas liofilizados — especialmente de morango — impedem completamente o derretimento de sobremesas congeladas lácteas, como sorvetes feitos com leite integral, chantilly integral, açúcar e leite desnatado em pó”, disse a ARS Research Food tecnólogo Bilbao-Sainz.

Bilbao-Sainz acrescentou: "O pó de berry liofilizado absorverá a umidade da base da pré-mistura, melhorando sua estabilidade e textura até o ponto em que a sobremesa congelada manterá sua forma mesmo depois de 'derreter' na temperatura ambiente". A ARS também observou que a variedade de morango contribuiria com um aroma adicional.

As informações são do FoodBev.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures