Uma sanção, por parte da direção da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) a um delegado sindical, motivou a suspensão das tarefas por parte do grêmio da empresa. O conflito já está provocando escassez de produtos lácteos nas gôndolas de vários comércios.
A interrupção da produção em todas as plantas da Conaprole está afetando a fabricação de leite fresco, iogurtes, doces e sobremesas, disse um executivo da empresa. Se até agora os consumidores ainda podem conseguir leite nos supermercados, isso se deve aos maiores estoques dos produtos, incluindo os longa vida. No entanto, os produtos que necessitam de refrigeração já estão em falta.
A falta de produtos lácteos se tornará mais grave se os funcionários não retomarem a produção. O dirigente da Federação de Trabalhadores da Indústria Láctea (FTIL), Carlos Cachón, disse que o sindicato paralisou os processos produtivos, ainda que se permita a entrada dos caminhões com matérias-primas. A medida sindical não afeta a distribuição de leite a escolas e hospitais.
Mesmo que a empresa tenha dito que alguns caminhões puderam entrar nas instalações da Conaprole, o acesso à planta industrial de Montevidéu foi fechado com cadeado. O conflito deverá ser resolvido no âmbito do Ministério do Trabalho.
A reportagem é do El País Digital, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Uruguai: conflito sindical leva à escassez de lácteos
Uma sanção por parte da direção da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) a um delegado sindical motivou a suspensão das tarefas por parte do grêmio da empresa. O conflito já está provocando escassez de produtos lácteos nas gôndolas de vários comércios.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
BRUNO SOARES
POMPÉU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 30/03/2009
É somente desse jeito que produtores rurais podem conseguir alguns de seus direitos diante do governo. O produtor brasileiro também deveria paralisar o fornecimento de leite afim de recuperar um pouco do respeito que perdemos faz muito tempo.