UE: projeto informará sobre uso eficiente de energia

A Comissão Europeia está financiando um projeto que fornece informações aos produtores de leite, visando obter eficiência no uso de energia o que, no final das contas, também se reverte em economia de custos para os processadores de produtos lácteos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Comissão Europeia está financiando um projeto que fornece informações aos produtores de leite visando obter eficiência no uso de energia o que, no final das contas, também se reverte em economia de custos para os processadores de produtos lácteos.

O projeto Geronimo, apoiado pelo programa de Intelligent Energy Europe da Comissão Europeia, é um portal na internet que reúne informações sobre redução no consumo de energia ou mudança para energias alternativas. "O site coleta informações e as torna mais facilmente acessíveis", disse a parceira de projetos do MIIS (Malta Industrial Innovation for SMEs), com sede em Malta - centro de pesquisa que visa assistir pequenas e médias empresas -, Lorraine Caruana. "Este site está principalmente visando os produtores de leite mas, no final das contas, pode ser benéfico para os processadores, bem como reduzir os custos de produção de leite".

O site DairyEnergy.eu visa fornecer conselhos "práticos e relevantes" para assistir os produtores de leite na redução de seu consumo de energia na fazenda, bem como na substituição por energias renováveis alternativas. A sustentabilidade no setor leiteiro está se tornando uma prioridade crescente, cada vez mais apoiada pelo Governo e pela indústria.

De fato, a semana passada marcou a semana de energia sustentável da Europa, que serviu para promover e estabelecer os compromissos da União Europeia (UE) para garantir que 20% da energia do bloco sejam derivadas de fontes renováveis até 2020.

O porta-voz da Comissão Europeia, Michael Mann, disse que em relação à agricultura, áreas como produção leiteira, com exceção de forragem verde seca, não são intensivas em energia, de forma que poderão se beneficiar buscando energia sustentável. "A meta de 20% de energia renovável e 20% de aumento na eficiência no uso de energia é praticável a custos moderados em curto prazo e pode até gerar economias de custo em médio e longo prazos". Mann disse que os produtores de leite também têm potencial para fornecer e fazer uso do biogás, bem como outras formas de energia sustentável.

O projeto Geronimo pretende fornecer uma comunidade interativa que permita que os produtores de leite, especialistas em energia, acadêmicos e estudantes troquem informações e experiências sobre eficiência no uso de energia.

A reportagem é do Dairy Reporter, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?