UE: produtores fazem novo protesto contra baixos preços

Produtores de leite criaram um caos no tráfego em Berlim, bloquearam plantas processadoras na França e protestaram em escritórios administrativos em Bruxelas na segunda-feira (25), buscando mais auxílio para lidar com a forte queda nos preços do leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Produtores de leite criaram um caos no tráfego em Berlim, bloquearam plantas processadoras na França e protestaram em escritórios administrativos em Bruxelas na segunda-feira (25), buscando mais auxílio para lidar com a forte queda nos preços do leite. Os ministros de Agricultura da União Europeia (UE) abriram dois dias de negociações na segunda-feira e esperavam discutir formas de aumentar a renda dos produtores de leite. França e Alemanha prometeram coordenar ações de suporte para aumentar os preços do leite.

Cerca de 6.000 produtores com 700 tratores obstruíram as ruas na capital da Alemanha, irritando quem passava e parando o trânsito em algumas áreas. Em resposta, o Governo da Alemanha prometeu fornecer óleo diesel mais barato para os produtores.

Os produtores da UE disseram que estão sendo forçados a vender leite abaixo do custo porque os preços caíram em até 50% com relação ao ano anterior.

Figura 1
Figura 1. Protestantes descarregam um modelo de vaca leiteira em Bruxelas, na segunda-feira dia 25 de maio. O texto na vaca diz "Um preço justo para o leite". (Foto AP/ Yves Logghe)

Figura 2
Figura 2. Protestantes descarregam um modelo de vaca leiteira com as cores da bandeira da Alemanha em Bruxelas, na segunda-feira dia 25 de maio. O texto na vaca diz "Um preço justo para o leite". (Foto AP/ Yves Logghe)

Figura 3

Figura 3. Tratores nas ruas da Alemanha (Foto AP - http://www.dw-world.de).

Nos escritórios da UE, cerca de 1.000 produtores de meia dúzia de nações protestaram com tratores e vacas para pressionar por suas demandas por mais fundos. A polícia interveio brevemente quando alguns produtores ameaçaram atravessar o perímetro de segurança da UE, mas a ordem foi rapidamente restaurada. "Demandamos um preço justo para nosso leite, que cubra pelo menos nosso custo de produção e alguma margem de lucro", disse o produtor de leite francês, Eddie Chinon.

A UE tem administrado os preços rurais há décadas, garantindo preços mínimos para os produtores ou comprando o excesso de produção para manter os preços artificialmente altos. A UE disse que está tentando dar suporte aos preços do leite agora, comprando leite em pó desnatado e manteiga do mercado.

Na França, mais de 80 plantas processadoras foram fechadas na segunda-feira por produtores furiosos, demandando mais intervenção do Governo. Os protestantes se certificaram de que nenhum leite fosse coletado das fazendas para ser processado em manteiga e queijo - esse foi o segundo protesto desse tipo em um mês.

A Comissária da Agricultura da UE, Mariann Fischer-Boel, no entanto, deixou clara a mensagem aos protestantes. "O que os produtores precisam fazer é produzir menos", disse ela, na segunda-feira.

Em janeiro, a UE recomeçou a aplicar os subsídios de exportação para ajudar os produtores a vender mais no exterior - uma medida que foi tomada também pelos Estados Unidos nesta semana. A Austrália e a Nova Zelândia, que não subsidiam suas exportações de lácteos, disseram que trata-se de um protecionismo comercial injusto.

Sob pressão pelos parceiros comerciais, a UE nos últimos anos tentou reduzir seus subsídios agrícolas e apoiar princípios de livre mercado - irritando os produtores europeus que se queixam da queda no rendimento. Para ajudar a aliviar a tensão financeira dos produtores de leite, a Comissão Europeia está considerando trazer de volta alguns pagamentos de subsídios de dezembro a outubro.

A reportagem é do The Associated Press, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?