ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Suiça Emmi registra crescimento durante a crise; investimentos no Brasil têm relevância

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/08/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

A empresa suíça de laticínios Emmi aumentou as vendas em 6,6% para CHF 1.773,5 milhões (US$ 1,95 bilhão) nos primeiros seis meses do ano financeiro, um período dominado pela crise do coronavírus.

O crescimento orgânico de 2% alcançado pela empresa foi impulsionado, em particular, por um forte desempenho do varejo no mercado doméstico suíço, conceitos-chave de marcas como Emmi Caè Latte, e vendas em nichos estratégicos. A queda no setor de food service desencadeada pela pandemia afetou as vendas na divisão de negócios das Américas em particular.

O EBIT (lucro antes de juros e imposto de renda) aumentou 6,4%, chegando a CHF 112 milhões (US$ 123 milhões), enquanto o lucro líquido caiu 6,5%, para CHF 81,3 milhões (US$ 89,5 milhões). A margem bruta de lucro caiu de 36,4% para 36,1%, o que a empresa atribuiu à Covid-19. O EBIT de CHF112 milhões (US$ 123,3 milhões) foi um aumento de 6,4% em relação ao período anterior, embora o lucro líquido tenha caído 6,5%, para CHF81,3 milhões (US$ 89,5 milhões), devido principalmente a uma taxa tributária mais alta, despesas financeiras e interesses minoritários.

O efeito geral positivo de aquisição de 9,5% foi devido às aquisições de uma unidade de produção de queijo azul (EUA, fevereiro de 2019), da Leeb Biomilch GmbH e Hale GmbH (Áustria, outubro de 2019), do Laticínios Porto Alegre Indústria e Comércio SA (Brasil , Outubro de 2019) e da Pasticceria Quadrifoglio Srl (Itália, outubro de 2019). Também positiva foi a fusão com a Quillayes no Chile, em janeiro de 2020. Houve um impacto negativo com a venda da Emmi Frisch-Service AG (Suíça, abril de 2019).

Mudanças internas nos canais de distribuição também levaram a efeitos de aquisição ou desinvestimento nas divisões de negócios Américas, Europa e Comércio Global. No entanto, essas mudanças entre as divisões individuais não tiveram impacto no Grupo.

A divisão de negócios da Suíça gerou vendas líquidas de CHF828,8 milhões (US $ 912,1 milhões), um aumento de 2,2%. Ajustado para o impacto adverso da venda da Emmi Frisch-Service AG, o crescimento orgânico foi de 3,8%, acima da previsão da Emmi de 0% a 1% para o ano inteiro.

A divisão de negócios Américas incorpora as empresas do Grupo Emmi nos Estados Unidos, Espanha (excluindo Lácteos Caprinos), Chile, Brasil, Tunísia, França, México e Canadá. As vendas nesta divisão  aumentaram de CHF 518,4 milhões (US$ 570,5 milhões) para CHF 598,6 milhões (US$ 658,7 milhões) no primeiro semestre de 2020.

O crescimento ano a ano de 15,5% deve-se principalmente às aquisições no Brasil e no Chile. Ajustadas pela moeda fortemente negativa e pelos principais efeitos de aquisição, as vendas orgânicas caíram 1%, abaixo da previsão da empresa para o ano inteiro de crescimento de 4% a 6%.

O principal impulsionador desse desenvolvimento negativo foi a crise contínua de coronavírus, que teve, de longe, o maior efeito adverso na divisão de negócios das Américas, devido à sua participação substancial nas vendas no setor de food service – a maior do grupo. A divisão de negócios Europa incorpora as empresas do Grupo Emmi na Alemanha, Itália, Holanda, Reino Unido, Áustria, Lácteos Caprinos na Espanha e Bélgica.

No primeiro semestre de 2020, as vendas na divisão de negócios Europa foram de CHF2 91,9 milhões (US$ 321,2 milhões), em comparação com CHF 279,9 milhões (US$ 308 milhões) no mesmo período do ano passado. Na sustentabilidade, a Emmi disse que tem se concentrado em resíduos, redução de gases de efeito estufa, funcionários e leite sustentável, que estão sujeitos a metas específicas e vinculativas desde 2016. Outros avanços foram feitos no primeiro semestre de 2020.

Na Suíça, a Emmi agora processa 87% do leite de acordo com o padrão de sustentabilidade Swissmilk Green, atendendo à crescente demanda de consumidores e clientes. Com uma redução de 23% em relação ao ano-base de 2014, ela também está no caminho certo para cumprir sua meta de emissão de gases de efeito estufa. No entanto, segundo a empresa, são necessários mais esforços na redução do desperdício.

Perspectiva para todo o ano de 2020

A Emmi disse que as perspectivas para o segundo semestre do ano permanecem incertas. Acrescentou que atualmente não há sinais de recuperação nos mercados que foram gravemente afetados pela pandemia e são importantes para a Emmi, como Estados Unidos, Brasil, México e Chile. Em todo o mundo, a confiança do consumidor está definhando e as tendências econômicas de recessão já são um fato na maioria dos países. Somado a isso, os efeitos positivos do primeiro semestre do ano não se aplicarão mais no segundo semestre e provavelmente levará vários anos para que alguns canais de vendas tenham uma recuperação sustentada.

A Emmi está se preparando para um ambiente volátil e altamente competitivo contínuo no segundo semestre de 2020, mas permanece cautelosamente otimista sobre o resultado para o ano inteiro.

Ela disse que sua previsão de EBIT de CHF 255 milhões (US$ 280,6 milhões) a CHF 265 milhões (US$ 291,6 milhões) para todo o ano de 2020 é ambiciosa, mas possível de ser alcançada, se a recuperação permanecer intacta, e está reiterando a previsão original de margem de lucro líquido de 4,8% para 5,3 %.

Urs Riedener, CEO do Emmi Group, disse: “Nosso modelo de negócios se provou mesmo em condições difíceis, apoiado por um portfólio diversificado de produtos e países, marcas fortes e uma organização ágil. Estou particularmente satisfeito por termos mantido o fornecimento em todos os momentos, principalmente graças ao compromisso incansável de nossos funcionários e, por isso, fomos capazes de gerar crescimento, apesar do ambiente extremamente difícil.”

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint