Stephanes: iniciada investigação sobre importações
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, informou à Agência Brasil que já está iniciado "o processo de investigação" quanto à suposta triangulação na importação do leite da Argentina. "Acionamos o serviço de vigilância sanitária e pedimos à Receita Federal para fazer exame das origens", disse ele, acrescentando que já se reuniu com a Comissão de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O ministro informou que em uma semana ou dez dias o governo poderá estabelecer alguma medida para reverter a importação, o que poderá ser o aumento de alíquota. Ele não quis antecipar percentuais em estudo.
A iniciativa de Stephanes foi elogiada pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que não poupou críticas ao Itamaraty. "A chancelaria brasileira deve defender o Brasil e não os países da América do Sul. Essa boa vontade da chancelaria nos traz muita dúvida e insegurança. É muito fácil ser paciente quando não se produz, quando não está em jogo o seu patrimônio, toda a sua atividade e o seu trabalho", reclamou a senadora.
Gilman Viana, secretário de Agricultura de Minas Gerais (que representa 30% da produção nacional de leite), complementa as críticas à diplomacia e ao governo federal. "As autoridades brasileiras têm falado que são contra o protecionismo nessa época de crise. Quanto mais aberto o comércio, melhor [dizem]. Eu perguntaria: é essa abertura que o governo brasileiro quer? Nós estamos sendo instrumentos de uma exportação subsidiada que degrada a produção brasileira".
A reportagem da Agência Brasil manteve contato com a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores que não tinha conhecimento de qualquer formalização de pedido de investigação ou denúncia de triangulação das importações de leite pela Argentina.
A matéria é de Gilberto Costa, da Agência Brasil, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 24/02/2009

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 22/02/2009
Que continue com seu discurso político para sua platéia comprada com bolsa esmola e empreguismo, mas tenha um pouco de responsabilidade no trato com os interesses de seus produtores rurais, que não são bandidos como são apresentados a sociedade, mas trabalhadores brasileiros que sobrevivem à custa de muito trabalho em uma luta solitária, sem uma política agrícola e agora taxados como criminosos ambientais por decreto lei.
L.Aguiar.

ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 22/02/2009
Embora estejam passando por uma das maiores crises econômicas do setor produtivo (por incompetência de seu governo, somada a uma estiagem prolongada), isto não justifica penalizar o produtor brasileiro que investe em melhoramento genético e alimentação e que tem lutado muito para ajudar o Brasil a ser uma das potências no setor agrícola a nível mundial.
Está provado que o produtor de leite brasileiro tem um enorme potencial e o que falta é uma política que lhe de um mínimo de segurança para trabalhar e investir. Prova disto foi o salto na produção nacional quando o preço esteve favorável, e que segundo alguns dados preliminares, mesmo com o achatamento de preços (em algumas regiões, diga-se de passagem - produtores na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul receberam cerca de R$ 0,49/ litro de leite) o Brasil atingirá 32 bilhões de litros em 2009, contra 27 bilhões do ano passado.
Esperamos uma atitude forte por parte do governo federal.

VALENÇA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 21/02/2009