A americana Starbucks cortou sua previsão de receita na China à medida que a epidemia do coronavírus levou à perda de milhões de dólares em vendas. A gigante americana de cafeterias também planeja suspender a abertura de novas lojas no país.
A Starbucks informou que o vírus reduziu a expectativa de receita em seu segundo maior mercado, a China, em pelo menos US$ 400 milhões no atual trimestre. A empresa registrou vendas de US$ 745 milhões no primeiro trimestre fiscal de 2020, encerrado em 29 de dezembro.
A expectativa é de que as vendas em mesmas lojas caiam 50% no segundo trimestre fiscal na China, resultado bem inferior ao crescimento de 3% esperado anteriormente para o período. As informações constam em documento enviado à SEC, a comissão de valores mobiliários americana, na última quinta-feira.
Forte queda nas vendas, assim como a estratégia da empresa em continuar pagando os funcionários apesar do fechamento das lojas, devem ter um impacto no lucro por ação entre US$ 0,15 a US$ 0,18.
A S&P Global reduziu sua previsão de receita e lucro para a Starbucks depois da empresa divulgar o documento, mas manteve sua recomendação inalterada. Segundo a S&P, a Starbucks tem uma proteção financeira suficiente para enfrentar uma queda em suas operações na China em função da epidemia.
A rede americana de cafeterias informou que as vendas em mesmas lojas na China (aquelas registradas em unidades abertas há mais de 12 meses) caíram 78% em fevereiro ante o mesmo período do ano anterior. A queda nas vendas foi provocada por fechamento de unidades, redução de horas de funcionamento e atendimento de um menor número de clientes. A rede fechou mais de 2 mil unidades na China no início do ano devido ao coronavírus. A empresa informou que mais de 90% de suas 4.300 lojas na China estão abertas, mas operando sob protocolos restritos de segurança.
A Starbucks também acelerou o procedimento de limpeza de suas unidades nos Estados Unidos. A empresa informou que a epidemia ainda não afetou materialmente as unidades americanas. A empresa também informou que fechou temporariamente lojas na Itália, Japão e Coreia do Sul. A Coreia do Sul é um mercado importante para a Starbucks, com 1.380 unidades.
As informações são do Valor Econômico.