SP: produtores melhoram produtividade com Lucra Leite

A cadeia produtiva do leite da região de Marília vai dar mais um passo rumo à profissionalização e sustentabilidade. Hoje (17), o Escritório Regional do Sebrae-SP do município promove o encontro "De produtor para produtor", uma das ações do Projeto Lucra Leite, que foi implantado em janeiro de 2008 com o objetivo de melhorar a qualidade da produção.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A cadeia produtiva do leite da região de Marília vai dar mais um passo rumo à profissionalização e sustentabilidade. Hoje (17), o Escritório Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) do município promove o encontro "De produtor para produtor", uma das ações do Projeto Lucra Leite, que foi implantado em janeiro de 2008 com o objetivo de melhorar a qualidade da produção.

Cerca de 160 produtores rurais das cidades próximas a Assis, Tupã e Paraguaçu Paulista estarão presentes para relatar os resultados das consultorias e visitas técnicas feitas em cada uma das propriedades atendidas pela equipe do projeto. O evento começa às 9h, na Unip - Campus Assis, na Rua Myrtes Spera Conceição, 301, no Conjunto Nelson Marcondes. Um dos principais focos do Lucra Leite é fortalecer o associativismo, buscando unir produtores em torno de um objetivo comum visando o aumento da produtividade e da lucratividade.

Segundo dados do Instituto BioSistêmico, parceiro do projeto na área de tecnologia, o volume de leite comercializado no projeto registrou média de 3,36 milhões de litros em todo o ano de 2008. O faturamento total registrado no mesmo período foi de R$ 2,7 milhões, sendo que R$ 1,78 milhão foram destinados ao pagamento das despesas realizadas pelos 17 grupos contemplados pelo Projeto Lucra Leite.

Os grupos são atendidos por equipe de nove consultores do Programa SAI (Sistema Agroindustrial Integrado), por entidades parceiras do projeto e pelo IBS, que disponibiliza uma equipe de 12 consultores entre profissionais de Zootecnia, Veterinária e Agronomia para atuar em toda área de abrangência do projeto, composta por 28 municípios. Luis Henrichsen, diretor do IBS, declarou que o trabalho in loco nas propriedades rurais da região de Marília analisa aspectos sanitários no manejo do gado, auxilia no ajuste dos procedimentos integrados ao processo de produção do leite e suas matérias-primas e realiza o levantamento de custos nas propriedades rurais.

"O grande resultado observado até agora com a implantação do projeto é o aumento de produtividade e o impacto no crescimento das vendas do produto, que refletem diretamente na melhoria da qualidade de vida de toda a família, já que 90% das propriedades rurais amparadas pelo projeto utilizam a mão de obra familiar", explica Henrichsen. O projeto Lucra Leite tem o apoio da Cati - Regional Assis, Centro Paula Souza, Associação e Grupos de Produtores Rurais, Unip, Banco do Brasil, Senar, Sindicatos Rurais, prefeituras municipais e Coater.

As informações são do DCI (Diário do Comércio e Indústria), adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Paulo Múcio Santos Pereira
PAULO MÚCIO SANTOS PEREIRA

PORECATU - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/03/2009

Gostaria de entrar em contato com o grupo da região de Paraguaçu Paulista, pois sou produtor no município de Borá na região (apesar de não residir), tenho interesse de tomar conhecimento sobre o "Lucra Leite" desenvolvido pelo SEBRAE. Se alguém puder, por favor entre em contato.
alex
ALEX

PAULA CÂNDIDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/03/2009

O projeto realizado pelo Sebrae traz aos produtores de leite um maior incetivo na produção de leite, uma vez que está ficando dificil do pequeno produtor se manter na atividade, onde o preço do leite está cada vez pior. Outros projetos parecidos têm resultados excelentes, como posso afirmar por poder conferir de perto o projeto entre o convenio Nestlé-FUNARBE-UFV chamado de PDPL-RV (projeto de desenvolvimento da pecuaria leiteira da região de Viçosa), onde através de uma equipe tecnica de agronomos, veterinarios e zootecnistas, juntamente com estagiarios na mesma area, puderam melhorar muito a produção e qualidade do leite nesta região de Viçosa.

Espero que projetos como este de Viçosa e o "Lucra Leite" possam ajudar ainda mais outras regiões do país a melhorarem a atividade leiteira, viabilizando melhores condições de sustentebilidade aos produtores e a toda sociedade!
andre luiz pinotti kita
ANDRE LUIZ PINOTTI KITA

POMPÉIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/03/2009

Essa iniciativa por parte do SEBRAE deu à alguns produtores a esperança de uma melhora na qualidade de vida e em um futuro promissor para a propriedade. Faço parte do grupo de Pompéia e sou assistido pela Medica Veterinária Cecília . O trabalho realizado, não só por ela, mas pelos outros integrantes, mostra confiabilidade e vantagens para os produtores. Espero que o projeto continue melhorando ,como sempre vem acontecendo, e que continue viabilizando estratégias aos produtores.

André Luiz Pinotti Kita
Qual a sua dúvida hoje?