ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: produção de leite caiu 2% ao ano na última década, segundo IEA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/06/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
A produção de leite em São Paulo diminuiu, em média, 2% ao ano na última década, para 1,9 milhão de toneladas em 2014, aponta estudo do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Dentre as causas para a queda na atividade, o IEA cita a redução do rebanho bovino e das áreas de pastagem, o que dificulta a criação extensiva, feita pela maioria dos produtores.

A instituição estima ainda que o rebanho de bovinos para leite tenha se reduzido ao ritmo de 3,4% ao ano entre 2005 e 2014, para 1,27 milhão de cabeças no ano passado. Já as pastagens tiveram decréscimo médio de 4,3% ao ano na década, com perda de 3,31 milhões de hectares no período. Segundo os analistas do instituto, os números indicam que a atividade leiteira cede hectares para outras atividades, como o plantio da cana-de-açúcar.

O fato de a produção de leite diminuir em ritmo menor do que o do rebanho leiteiro é um indicativo de que a produtividade no estado aumentou. "Aparentemente, os produtores que permaneceram na atividade têm um rendimento maior por animal e os que estão deixando de produzir o fazem principalmente pela demanda por área de outras atividades e pelos altos custos de produção", afirma o IEA, no relatório.

Outra explicação para a atividade ter encolhido na última década é a mudança tecnológica adotada pela indústria com o processo de pasteurização ultra high temperature (UHT), que produz o chamado leite longa vida. A tecnologia permitiu o aumento na vida útil do produto e eliminou a necessidade de refrigeração em postos de distribuição do varejo.

Com isso, a concorrência entre estados produtores aumentou. "A reação no segmento de beneficiamento foi o início de grandes fusões entre laticínios na busca por economia de escala", notam os analistas no estudo.

As informações são do portal G1.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures