SP: com alta do preço, consumidor substitui UHT
O leite longa vida está custando ao consumidor, neste mês, quase o dobro do que custava em março. Segundo o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Martinho Paiva Moreira, o aumento no preço já provocou uma redução no consumo de leite, e os consumidores "estão trocando esse produto ou por leite em pó ou por bebidas à base de soja".
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O aumento no preço, segundo ele, já provocou uma redução no consumo de leite. Considerando-se a primeira semana de junho e comparando-a com o mesmo período do ano passado, 5% dos consumidores deixaram de comprar leite longa vida. "Os consumidores estão deixando de comprar leite longa vida e estão trocando esse produto ou por leite em pó ou por bebidas à base de soja", afirmou Moreira.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil), Jorge Rubez, as razões para o aumento no preço divergem. Ele alega que a alta no preço do produto não foi provocada pelos produtores. "O preço do leite ao produtor não aumentou. Aumentou da porteira para fora", disse, ressaltando que o aumento que está sendo repassado ao consumidor pode estar se concentrando na indústria, no transporte do produto ou no varejo.
Para os supermercadistas, no entanto, o aumento pode ser justificado pela queda na oferta do produto nas prateleiras dos supermercados, motivada por três razões: a entressafra do produto; a quebra de algumas empresas envasadoras de leite por causa da crise econômica; e os problemas na cadeia produtiva. "Tanto os produtores quanto as empresas envasadoras de leite resolveram tentar recuperar um pouco das perdas que eles tiveram nos últimos dois anos e isso fez com que o preço do leite se posicionasse num patamar pouco acima do que era esperado", disse Moreira.
Embora tenham justificativas diferentes para o aumento do produto, tanto o vice-presidente da Apas quanto o presidente da Leite Brasil estimam que o preço do leite não deve continuar subindo. "Eles [o varejo] têm gordura até para diminuir [o preço]", afirmou Rubez.
Moreira aconselha o consumidor a pesquisar. "O mais importante é o consumidor fazer pesquisa de preço", afirmou.
A matéria é de Elaine Patricia Cruz para a Agência Brasil, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

BARROSO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 16/06/2009
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/06/2009

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/06/2009
Ou será que o presidente dessa Associação não sabe qual é o preço pago aos produtores? Ou será que estou colocando aspas indevidamente?

PONTALINA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 11/06/2009

NOVA GRANADA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 11/06/2009

MARINGÁ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/06/2009
Cada vez mais me convenço que somos um "bando de otários" que vive sonhando com dias melhores para os produtores agropecuários deste país.

GUARARAPES - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 10/06/2009
Por que não gastam esse tempo para falar da importância do consumo de leite tanto para a saúde como para o lado social, como geração de empregos e fixação do homem no campo, além de não ter problemas com bafômetro?

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/06/2009

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO
EM 10/06/2009

SALVADOR DAS MISSÕES - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 10/06/2009