SP: com alta do preço, consumidor substitui UHT

O leite longa vida está custando ao consumidor, neste mês, quase o dobro do que custava em março. Segundo o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Martinho Paiva Moreira, o aumento no preço já provocou uma redução no consumo de leite, e os consumidores "estão trocando esse produto ou por leite em pó ou por bebidas à base de soja".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 10
Ícone para curtir artigo 0

O leite longa vida está custando ao consumidor, neste mês, quase o dobro do que custava em março. Segundo o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Martinho Paiva Moreira, o produto custava em torno de R$ 1,49 em março, mas o consumidor que for a um supermercado agora encontrará o produto cerca de 75% mais caro, em torno de R$ 2,59.

O aumento no preço, segundo ele, já provocou uma redução no consumo de leite. Considerando-se a primeira semana de junho e comparando-a com o mesmo período do ano passado, 5% dos consumidores deixaram de comprar leite longa vida. "Os consumidores estão deixando de comprar leite longa vida e estão trocando esse produto ou por leite em pó ou por bebidas à base de soja", afirmou Moreira.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil), Jorge Rubez, as razões para o aumento no preço divergem. Ele alega que a alta no preço do produto não foi provocada pelos produtores. "O preço do leite ao produtor não aumentou. Aumentou da porteira para fora", disse, ressaltando que o aumento que está sendo repassado ao consumidor pode estar se concentrando na indústria, no transporte do produto ou no varejo.

Para os supermercadistas, no entanto, o aumento pode ser justificado pela queda na oferta do produto nas prateleiras dos supermercados, motivada por três razões: a entressafra do produto; a quebra de algumas empresas envasadoras de leite por causa da crise econômica; e os problemas na cadeia produtiva. "Tanto os produtores quanto as empresas envasadoras de leite resolveram tentar recuperar um pouco das perdas que eles tiveram nos últimos dois anos e isso fez com que o preço do leite se posicionasse num patamar pouco acima do que era esperado", disse Moreira.

Embora tenham justificativas diferentes para o aumento do produto, tanto o vice-presidente da Apas quanto o presidente da Leite Brasil estimam que o preço do leite não deve continuar subindo. "Eles [o varejo] têm gordura até para diminuir [o preço]", afirmou Rubez.

Moreira aconselha o consumidor a pesquisar. "O mais importante é o consumidor fazer pesquisa de preço", afirmou.

A matéria é de Elaine Patricia Cruz para a Agência Brasil, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 10
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Alysson Luciane Ferreira
ALYSSON LUCIANE FERREIRA

BARROSO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/06/2009

Realmente o Brasil é o pais dos oportunistas, tais como os laticínios que controlam o preço do leite onde sempre trabalham para garantir sua renda, se der, o produtor recebe um aumentozinho de R$0,0001.../litro, e ninguém age, fica tudo no discurso do "bambam" e ponto final. O produtor rural brasileiro é quem paga o prejuízo! Seria interessante se durante 5 dias, toda a produção de leite do país fosse interrompida... Somente desta forma é que muitos acordariam a passariam a respeitar aquele que todo santo dia se dedica a produzir o nobre alimento chamado leite.
antonio patrus de sousa filho
ANTONIO PATRUS DE SOUSA FILHO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/06/2009

Conforme diz o presidente da associação brasileira dos produtores de leite, leite Brasil, Jorge Rubez, a alta no preco do produto nao foi provocado pelo produtor. O preco do leite ao produtor nao aumentou. Aumentou da porteira para fora, ressaltando que o aumento repassado ao consumidor, pode estar se concentrando na industria, transporte ou no varejo. Enquanto uma associacao do porte Leite Brasil, senhor Rubez, nao assumir seu verdadeiro papel de lideranca junto aos produtores, definindo, sugerindo e divulgando todo mes ao produtor um preco de venda acima do ICP leite, acompanhar as negociacoes junto aos laticinios que resistirem a este preco minimo, lutar contra as importacoes no nascedouro e nao depois do estrago ja feito como agora com a Argentina, definindo grandes diretrizes para os produtores, continuaremos a ser os idiotas da cadeia do leite, onde todos ganham e so o produtor desorganizado, sem representatividade, com associacoes que nada fazem, perdendo e vendo o preco do seu produto ser definido pelos laticinios. Lamentavel!
José Humberto Alves dos Santos
JOSÉ HUMBERTO ALVES DOS SANTOS

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/06/2009

Porque a "Associação de Produtores de Leite", "Leite Brasil", não divulgou em seu "brilhante" pronunciamento, através do seu "representante" os preços pagos ao produtor? Ou será que a tal Associação não representa de fato os produtores?
Ou será que o presidente dessa Associação não sabe qual é o preço pago aos produtores? Ou será que estou colocando aspas indevidamente?
Wislley de Freitas correia
WISLLEY DE FREITAS CORREIA

PONTALINA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/06/2009

A verdade é que nós produtores somos tomadores de preço, sempre perguntamos quanto é que vão pagar por nosso produto. E quando vamos comprar os insumos necessarios para produção perguntamos o quanto custa os produtos deles.
SERGIO RICARDO BATISTA VIEIRA
SERGIO RICARDO BATISTA VIEIRA

NOVA GRANADA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/06/2009

O que fica caro no leite nao é o produto, e sim a embalagem, porque só há uma firma que fabrica a caixinha e ela fica mais cara que o leite.
José Fernando Alves Henriques
JOSÉ FERNANDO ALVES HENRIQUES

MARINGÁ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/06/2009

Assisti ontem (09/06) no noticiário que o grande vilão da inflação neste mês é o leite, fiquei indignado mais uma vez com a maneira usada pela mídia para dar a notícia aos consumidores. De janeiro a maio deste ano o leite subiu para nós, produtores, algo em torno de R$ 0,10 o litro, enquanto que para o consumidor fala-se em 75% de aumento. Mais uma vez o produtor fica com o mico de todo o sistema.

Cada vez mais me convenço que somos um "bando de otários" que vive sonhando com dias melhores para os produtores agropecuários deste país.
Paulo César Bordin
PAULO CÉSAR BORDIN

GUARARAPES - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 10/06/2009

O problema está na cultura do consumidor brasileiro que não dispensa uma cervejinha no final do dia e fica com mesquinharia para levar um litro de leite para sua casa, e nas redes de televisão que fazem o maior carnaval quando o leite chega num preço como o que está nesse momento ao consumidor.

Por que não gastam esse tempo para falar da importância do consumo de leite tanto para a saúde como para o lado social, como geração de empregos e fixação do homem no campo, além de não ter problemas com bafômetro?
osvaldo jose bernardes de faria
OSVALDO JOSE BERNARDES DE FARIA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/06/2009

O consumidor brasileiro precisa tomar conhecimento do preço pago ao produtor, que não cobre sequer o custo de produção, e comparar com o preço que ele paga no varejo. Tenho certeza que o consumidor não vai acreditar que a diferença é tão absurda e que não faz nenhum sentido. Enquanto o consumidor não ficar sabendo quanto o produtor recebe´por um litro de leite, nós produtores continuaremos sempre sendo os responsáveis pelos preços exorbitantes do leite nas padarias e supermercados pelo Brasil afora. Não sei como fazer, mas os órgãos competentes deveriam se empenhar em divulgar isso através da mídia impressa e televisiva, evitando pelo menos que a culpa da alta de inflação caia sempre em cima do produtor de leite.
Olavo Junior
OLAVO JUNIOR

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 10/06/2009

E no mínimo incoerente este cenário onde o produtor esta a merce deste barco como um mero soldado subordinado e cumprindor as ordens impostas.
PAULO LUIS HEINZMANN
PAULO LUIS HEINZMANN

SALVADOR DAS MISSÕES - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/06/2009

E o preço ao produtor subiu quanto neste mesmo período??
Qual a sua dúvida hoje?