O mercado global de sorvete vegano deverá crescer US$ 1,5 bilhão de 2023 a 2026, de acordo com analistas, a uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 11%. O mercado é impulsionado pela expansão da base populacional vegana global, lançamentos de novos produtos e a ideia sobre os benefícios para a saúde de uma dieta vegana, anunciou o Reportlinker.com.
A marca Magnum da Unilever anunciou que também está expandindo suas linhas Mini e Vegan em 2023, com Mini Double Caramel Collection e Vegan Raspberry Swirl. A linha Minis também recebeu um novo 'premium' para 2023, incluindo informações de calorias na frente da embalagem.
Jennifer Dyne, chefe de sorvetes da Unilever no Reino Unido e Irlanda, disse: “continuaremos expandindo nossa linha Vegan e Minis com novos sabores empolgantes. A fim de criar um crescimento sustentável da categoria, precisamos continuar expandindo e entregando em todos os formatos e necessidades do consumidor — essas linhas fazem exatamente isso, oferecendo indulgência Magnum para novos usuários e ocasiões."
“A inovação conduzida por insights é de vital importância para a categoria de sorvetes, criando uma sensação de empolgação para os compradores e garantindo que permaneça relevante para as tendências de consumo e perfis de sabor em evolução”.
Com o 'Veganuary' (incentivo de adoção de uma dieta vegana em janeiro) atraindo mais pessoas, mais empresas estão apresentando alternativas para o corredor de congelados e, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Indústria Alemã de Confeitaria (BDSI), o sorvete vegano também está desfrutando de popularidade crescente na Alemanha.
Segundo informações do instituto de pesquisa de mercado NielsenIQ, as vendas no varejo de alimentos alemão para multipacks e embalagens domésticas continuaram aumentando em 2022. De aproximadamente € 75,0 milhões em 2020 e € 81,0 milhões em 2021, as vendas de sorvete vegano já subiram para € 88,8 milhões em 2022.
A participação de mercado nas caixas de sorvete do comércio alemão, medida pelas vendas, cresceu de 4,3% para 4,9% no mesmo período.
Os consumidores agora têm muitas opções quando se trata de alternativas com uma ampla variedade de sorvetes veganos, tanto de marcas clássicas quanto de fabricantes de marcas próprias, mas também de muitas startups.
A ascensão de marcas próprias e a crescente popularidade do sorvete vegano entre os millennials também levarão a uma demanda considerável no mercado, preveem analistas. A base para as variantes de sorvete à base de plantas pode ser amêndoas, aveia, ervilha ou soja, com uma alternativa de proteína de ervilha (ao invés de proteína do leite).
A organização sem fins lucrativos com sede no Reino Unido 'Veganuary' mobilizou mais de 629.000 pessoas em mais de 200 países e regiões para comer uma dieta vegana em janeiro de 2022 com sua campanha de mesmo nome.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.