Sebastião de Oliveira Poubel GlóriaSebastião de Oliveira Poubel Glória é Médico Veterinário, Formado na Universidade Federal Fluminense, preparador de animais para Torneio Leiteiro e consultor em Bovinocultura Leiteira, nas áreas de reprodução, produção e clínica geral. |
MKP: Descreva sua atuação profissional.
Quando formado, o interesse pelos grandes animais na área de reprodução e nutrição, principalmente nos de alta produção, tomou conta do meu tempo como profissional. A especialização em vacas para torneio leiteiro, além de profissão, passou a ser uma "cachaça", com grandes resultados (03 Expo-Milk, 01 Feileite como novilha Gir (2008), Valão do Barro-RJ em nove vitórias com o prêmio de carro zero Km, Sete Lagoas, Três Corações, Conceição de Macabu (3), Cordeiro (2), Papucaia-RJ (3), etc). Agora estou preparando dois animais para a Megaleite, pois no ano passado fiquei em segundo no 1/2 sangue.
Na área de campo dou consultoria e monitoro dez propriedades nas áreas de reprodução, produção e clínica geral.
MKP: Quais são as principais dificuldades que você tem na atividade?
As dificuldades já ficaram para trás. Hoje fazemos parcerias com fazendeiros empresários. O nosso produtor ganhou muito conhecimento e se transformou num empresário rural, facilitando muito a absorção das novas tecnologias. O profissional hoje tem que ter muito conhecimento e objetividade para se manter atuante no meio dos novos empresários rurais.
MKP: O que está melhorando no setor?
As tecnologias em todos os segmentos do agronegócio, seja nas sementes, no preparo do solo, no plantio direto, na adubação, irrigação, nas novas máquinas e implementos, no avanço da nutrição animal, na genética, instalações, etc, facilitaram muito a nossa prestação de serviços. E, por final, o que acho mais importante para ter surgido tudo isso é a pesquisa. Todas essas tecnologias favoreceram os profissionais na execução do seu trabalho de prestação de serviços.
MKP: O que acha que falta no setor?
Uma política mais séria para o leite, com um sistema de cotas por produtor e uma política de preços diferenciados para os produtores safristas, que só entram no mercado para atrapalhar, e uma administração mais profissional dos diretores das nossas cooperativas.
MKP: Qual personalidade admira no setor?
Maurício Silveira Coelho, Hans Jan Groenwold.
MKP: Qual empresa admira no setor?
Ouro Fino Saúde Animal e as quatro criações de gir (Calciolândia, Brasília, CA, Silvânia) pelo que fizeram e fazem pelo desenvolvimento da raça Gir, que é impressionante. E outros...
MKP: Dica de sucesso ou frase preferida
Quando se trabalha sério usando as informações e as tecnologias, os lucros certamente aparecerão.
MKP: Quais os serviços do MilkPoint você utiliza mais?
As informações do setor lácteo e os artigos gerais.
MKP: Como o MilkPoint lhe auxilia no dia-a-dia?
O MilkPoint passou a ser uma referência no meu dia a dia pelas suas informações e seriedade com que aborda os fatos agropecuários nacionais e internacionais.
