Já não chove há dois meses no Oeste, Meio-oeste, Norte e Planalto Serrano de Santa Catarina, conforme relatório da Defesa Civil do Estado. De acordo com o diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, o maior prejuízo provocado pela seca é na agropecuária, principal atividade econômica dessas regiões.
O analista de Mercado do Centro de Socioeconomia Agrícola de Santa Catarina (Epagri/Cepa), Francisco Heiden, afirma que o maior prejuízo provocado pela seca foi o do leite. Ele estima que 25% da produção deixou de ser encaminhada às indústrias nos últimos dois meses. "Em dezembro e janeiro, os produtores entregaram 118,4 mil litros cada mês e em março e abril houve uma redução/mês de 29,6 mil litros", afirma. Heiden diz que houve uma grande perda das pastagens e produtores vêm descartando vacas leiteiras que emagreceram com a escassez de alimento.
A safra de milho 2008/2009 também foi afetada. A estimativa inicial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de uma quebra de 5%, mas com a estiagem, a retração foi revista para 9,6% em relação à produção anterior. A soja ganhou 3,12% de área plantada (de 373.358 hectares na safra 2007/08 para 385 mil hectares na safra 2008/09), mas a estimativa de aumento de produção, de 12,68%, foi reduzida para 10,3% em função da seca, afirma Francisco Heiden. A quebra na safra de feijão poderá chegar a 16%, diz a economista da Epagri/Cepa, Márcia Cunha Varaschin.
A matéria é de Juliana Wilke, publicada na Gazeta Mercantil, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
SC: pecuária leiteira é a mais afetada pela seca
Já não chove há dois meses no Oeste, Meio-oeste, Norte e Planalto Serrano de Santa Catarina, conforme relatório da Defesa Civil do Estado. O analista de Mercado do Centro de Socioeconomia Agrícola de Santa Catarina (Epagri/Cepa), Francisco Heiden, afirma que o maior prejuízo provocado pela seca foi o do leite. Ele estima que 25% da produção deixou de ser encaminhada às indústrias nos últimos dois meses.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

DAVID CHIARAPA
PROMISSÃO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 22/04/2009
Que pena que as coisas não vão bem em SC, um estado tão abalado com as enchentes; talvez fosse a hora do governo federal lembrar dos produtores rurais que geram tantas riquezas, e que num momento como este, emergencial ao extremo, necessitariam de uma ajuda extra para passar este período crítico.
Foram gastos milhões com passagens com deputados e senadores. Uma vergonha nacional exposta até em outros países. Não seria a hora de resolvermos os problemas de pessoas que geram riquezas para o estado e para o pais? Socorro é uma emergência!
Foram gastos milhões com passagens com deputados e senadores. Uma vergonha nacional exposta até em outros países. Não seria a hora de resolvermos os problemas de pessoas que geram riquezas para o estado e para o pais? Socorro é uma emergência!