SC: Pastoreio Voisin dá bons resultados aos produtores

Método de criação de gado leiteiro que proporciona o aumento da produção e da qualidade do leite, diminui os custos de produção e respeita o meio ambiente, o sistema de pastoreio Voisin tem apresentado resultados positivos para as 82 famílias cooperadas da Cooperitaipu de Pinhalzinho-SC, que já adotaram a técnica. O pastoreio Voisin integra o Arranjo Produtivo de Leite e Derivados (APL), desenvolvido pelo Sebrae/SC desde 2004 em parceria com as cooperativas da região Oeste catarinense.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Método de criação de gado leiteiro que proporciona o aumento da produção e da qualidade do leite, diminui os custos de produção e respeita o meio ambiente, o sistema de pastoreio Voisin tem apresentado resultados positivos para as 82 famílias cooperadas da Cooperitaipu de Pinhalzinho-SC, que já adotaram a técnica. O pastoreio Voisin integra o Arranjo Produtivo de Leite e Derivados (APL), desenvolvido pelo Sebrae/SC desde 2004 em parceria com as cooperativas da região Oeste catarinense. A expectativa é chegar, em 2010 com 150 famílias produzindo leite com este método de trabalho.

O método Voisin é um sistema intensivo de manejo do gado, da pastagem e do solo, que procura manter um equilíbrio do trinômio solo-capim-gado, sem beneficiar um em detrimento de outro. Consiste em sistematizar as áreas de pastagem da propriedade em piquetes para maximizar a utilização e conquistar aumentos produtivos.

O técnico da Cooperitaipu, responsável pelo desenvolvimento do método junto aos produtores, o agrônomo André Balestrini, explica que, em média, houve um acréscimo de 15% a 20% na renda obtida com o leite, se comparado ao período que o método Voisin não era utilizado. "Em algumas propriedades o incremento chega a ser de 30 a 50%", destaca.

O agente de articulação do Sebrae/SC, Enio Parmeggianni, salienta que a região oeste catarinense tem sua agricultura basicamente formada por pequenas propriedades rurais e com mão de obra familiar. "Essas características mostram que o produtor deve adotar um sistema de produção compatível a sua realidade, sem abrir mão da rentabilidade e qualidade", reforça.

De acordo com Balestrini, os benefícios com a adoção do método Voisin são: aumento na oferta de pasto aos animais (menor variação entre estações e em períodos com excesso ou falta de chuva), aumento de produção de leite por área, aumento da lucratividade, aumento da carga animal por área, diminuição do custo de produção do leite, redução na mão-de-obra para montagem de cercas elétricas e plantio de pasto, redução na infestação por endo e ectoparasitas, animais menos doentes, maior preservação ambiental do solo e das pastagens, e maior bem estar familiar.

As informações são da MB Comunicações, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

rogerio
ROGERIO

NILÓPOLIS - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/06/2009

Gostaria de saber se cruzamento simental-holandes é viavel para o nosso clima.

Quais seriam as vantagens e as desvantagens: fertilidade, endoparasitas, berne, carapatos, etc, nutrição: consumo e exigência, produção leiteira, parto, qualidade do leite, custo para aquisição.
PAULO ROBERTO VIANA FRANCO
PAULO ROBERTO VIANA FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 31/05/2009

Queria comparar o sistema Voisin de Santa Catarina com o Balde Cheio da Embrapa Pecuária Sudeste, se semelhantes e se os resultados zootécnicos e econômicos modificam a qualidade de vida dos produtores.
José Soares de Melo
JOSÉ SOARES DE MELO

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/05/2009

Parabéns aos produtores da Cooperitaipu de Pinhalzinho/S.C., por investirem no Pastorio Racional Voisin!
Há 12 anos estou aplicando esse método de utilização de pastagens em minha propriedade, aqui em Piumhi/M.G., com resultados excelentes e melhorias a cada ano.
O que é surpreendente é o desconhecimento quase completo, entre os profissionais do ramo (agrônomos, professores e técnicos), aqui na Região Sudeste. Acredito que talvez seja em razão dos resultados aparecerem a médio / longo prazo e não virem em curto prazo (como é característico do mundo moderno). Porém, não há sistema de produção pecuária com maior grau de sustentabilidade no mundo.
José Soares.
José Almeida de Oliveira
JOSÉ ALMEIDA DE OLIVEIRA

MAJOR ISIDORO - ALAGOAS - EMPRESÁRIO

EM 30/05/2009

Sou produtor de leite de vaca em Alagoas. Tenho uma despesa acentuada semanalmente com o transporte de palma forrageira (base de alimentação do rebanho), não dispondo de capim suficiente para alimentação, estou imaginando introduzir o sistema voisin para as vacas a fim de amenizar as despesas e consequetemente alimentar melhor o plantel. Não é de meu conhecimento se algum produtor de leite usa tal método. No entanto, disponho de matéria seca recomendável e so posso enriquecer a alimentação usando tal sistema. Usando Palma Forrageira. Leguminosas de Qualidade. Oferecendo Matéria Seca da Pastagem Nativa. Creio que essa união terá uma performance significativa.
Qual a sua dúvida hoje?