Os resultados da 1ª Reunião Técnica de Planejamento da Cadeia Produtiva do Leite para as regiões Planalto Central e Norte de Santa Catarina, realizada no município de Campos Novos, nos dias 26 e 27, foram agrupados em um documento com propostas de ações de curto e médio prazo para fortalecer a produção primária dos assentamentos, além do processamento e a comercialização de produtos derivados do leite. O encontro reuniu técnicos do Incra, gerentes do Banco do Brasil e lideranças dos 40 projetos de assentamento em desenvolvimento nas duas regiões.
As ações resultantes do plano de negócios aprovado na reunião estão divididas em quatro grandes segmentos: econômico, infraestrutura, social e ambiental. Pela perspectiva econômica, a principal decisão aprovada foi o aumento da produção em 50% para os assentamentos que integram a cadeia produtiva. Para tanto, será garantida a assistência técnica periódica e permanente às famílias, a promoção de cursos e treinamentos em bovinocultura leiteira aos técnicos de Assessoria Técnica e o melhoramento das pastagens. Estão previstas, também, ações de capacitação de um produtor em cada assentamento para atuar como inseminador artificial.
Em relação à infraestrutura, serão elaborados projetos técnicos para a recuperação de estradas nos 40 assentamentos, o que garantirá o escoamento da produção sem acréscimo de custos. Consta também a elaboração de projetos para a proteção de nascentes, armazenamento e distribuição de água para consumo humano. Para a promoção do desenvolvimento social das famílias estão previstas a implantação de cursos de alfabetização e um projeto de inclusão digital. A reforma de casas por meio da concessão do crédito de instalação e do Programa Carta de Crédito, da Caixa Econômica Federal, também estão incluídas no planejamento.
Por fim, pela perspectiva ambiental foram previstas ações para a averbação de reservas legais, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e o fornecimento de água de qualidade aos animais, sem o contato direto com fontes naturais.
O superintendente regional do Incra/SC, João Paulo Strapazzon, destacou a importância da introdução do conceito de cadeias produtivas como forma de garantir o desenvolvimento econômico e social das famílias assentadas. Em Santa Catarina, a geração de cadeias produtivas é fortemente estimulada pelo Incra, que criou o Programa de Desenvolvimento Sustentável Integrado (PDSI) para dar apoio a ações dessa natureza. No caso das famílias que compõem a cadeia do leite das regiões Planalto Central e Norte, o projeto se associa ao Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil, para gerar maior oferta de emprego e renda. Todas as ações serão organizadas pela Cooperativa dos Assentados da Região do Contestado (Coopercontestado).
As informações são do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), adaptadas e resumdias pela Equipe MilkPoint.
SC: ações pretendem fortalecer a cadeia produtiva
Os resultados da 1ª Reunião Técnica de Planejamento da Cadeia Produtiva do Leite para as regiões Planalto Central e Norte de Santa Catarina, realizada no município de Campos Novos, nos dias 26 e 27, foram agrupados em um documento com propostas de ações de curto e médio prazo para fortalecer a produção primária dos assentamentos, além do processamento e a comercialização de produtos derivados do leite.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.