Sadia, Nestlé, Kraft e Bertin investem e setor cresce

Depois de projeções mais pessimistas, que levantaram a hipótese da mudança do consumo do brasileiro - que optaria por produtos mais baratos em sua cesta alimentícia -, fabricantes como a Nestlé, Sadia, Kraft Foods e Bertin, estão animados com o mercado. Para o ano, o setor aguarda crescimento entre 3% e 4%, segundo estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O crescimento da indústria alimentícia está garantido para 2009, mesmo com a crise que afetou grande parte das indústrias e que levou para baixo a demanda e previsões de expansão para o ano. Depois de projeções mais pessimistas, que levantaram a hipótese da mudança do consumo do brasileiro - que optaria por produtos mais baratos em sua cesta alimentícia -, fabricantes como a Nestlé, Sadia, Kraft Foods e Bertin, estão animados com o mercado. Para o ano, o setor aguarda crescimento entre 3% e 4%, segundo estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia).

O setor encerrou 2008 com crescimento de 4,2%, anotando recuo na continuidade do nível de crescimento a partir de setembro. No acumulado dos nove primeiros meses de 2008, a expansão registrada foi de 5,5%. "O setor teve uma desaceleração de 20% no período e a produção foi ajustada", afirmou o coordenador do departamento de economia da Abia, Denis Ribeiro. De acordo com o economista, um terço dos investimentos previstos deve ser suspenso. No final do segundo semestre de 2008, a associação previu aportes recordes em 2009 de R$ 22 bilhões.

Os fabricantes, por outro lado, confirmam a intenção de continuar investindo. A Nestlé, por meio de nota, informou que os aportes para 2009 estão mantidos. A companhia destacou que medidas que a empresa já toma há alguns anos têm ajudado no período de crise, como ações para "custos controlados, produção adequada e com rentabilidade".

O diretor de Mercado Interno da Sadia, Sérgio Fonseca, afirmou que as características do setor blindam o desempenho das fabricantes. "O setor de alimentos é sempre um dos últimos a serem afetados por uma crise financeira e o primeiro a se recuperar, por se tratar de um gênero de primeira necessidade. Além disso, nestas épocas o consumidor costuma escolher marcas nas quais confia, para não correr o risco de errar durante uma compra", afirmou o executivo. De olho no mercado, Fonseca adianta que novos lançamentos da companhia estão previstos para 2009.

Já a Bertin, empresa detentora de marcas como a Leco, Vigor, Danubio e Faixa Azul, está apostando nos lançamentos e espera, para o fechamento do ano, crescimento de cerca de 15%. "Nos primeiros meses do ano não sentimos nenhum reflexo e nem migração do consumidor para outros tipos de produtos", afirmou o diretor de Marketing da Bertin, Marcos Scaldelai. A empresa que possui produtos lácteos destinados a diferentes públicos, não sentiu nenhuma mudança no perfil do consumo. "O segmento de iogurtes sentiria reflexos mais diretos com a crise, mas isso não ocorreu. Estamos com vendas crescentes", afirmou Scaldelai.

Os impactos e diminuição da demanda também não chegaram na Kraft Foods, fabricante de biscoitos como o Club Social e Trakinas, entre outros produtos alimentícios. As novidades previstas pela empresa são uma aposta para o aumento das vendas da empresa para o ano. "O público busca variedade e o mercado brasileiro tem muito que crescer se comparado com os mercados mais desenvolvidos", afirmou a gerente de biscoitos da Kraft, Ana Ferrel.

A matéria é de Fernanda Guimarães e Alexandre Melo, publicada no Diário do Comércio e Indústria/SP, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

José Humberto Alves dos Santos
JOSÉ HUMBERTO ALVES DOS SANTOS

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/03/2009

Comentando sobre o MilkPoint, houve um momento que os que estavam reunidos chegaram a conclusão que o site só dava destaques a notícias desanimadoras para o setor. Esta é uma boa notícia; só esta? Quem está errado? Os que estavam na reunião? Ou o enfoque do site?

<b>Resposta MilkPoint:</b>

Olá José Humberto,

A "capa" do MilkPoint (04/03) foi a notícia de recuperação de preços no leilão da Fonterra. Positiva, portanto, e com destaque. À medida que temos notícias boas, vamos publicar com o devido destaque. O que ocorreu é que, de setembro em diante, praticamente só tivemos notícias ruins, assim como no restante da economia, basta ver os jornais, tv, sites, etc. Esperamos que possamos trazer informações positivas, como ocorreu durante quase todo o ano de 2007 e início de 2008.

Abraço,

Marcelo
Qual a sua dúvida hoje?