RS: Cooperativa Coorlac aguarda projeto de lei para modernizar maquinário e garantir competitividade

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Cooperativa Rio-Grandense de Laticínios e Correlatos (Coorlac) espera que a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul vote, até a próxima sexta-feira, o projeto de lei do Executivo que autoriza a venda de patrimônio para reinvestimento na empresa e a oferta de bens como garantia de financiamentos de equipamentos. O objetivo é modernizar o maquinário, além de garantir a competitividade e aumento de renda aos pequenos produtores ligados às 21 cooperativas do sistema.

O presidente da Coorlac, Gervásio Plucinsky, explica que a lei 10.988 é de 1993 e não atende mais às necessidades do setor leiteiro. "De lá para cá foram abertas novas zonas de produção, que precisam de investimentos, e outras encerraram suas atividades, deixando o patrimônio abandonado", afirma. Ele cita como exemplo a unidade de São Gabriel, onde não restaram produtores ligados à Coorlac.

Situação contrária pode ser constatada na região das Missões, que ampliou a produção leiteira e não tem nenhum posto da Coorlac. "As cooperativas estão buscando dinheiro para construção e modernização junto aos bancos e ao governo do Estado, enquanto a Coorlac poderia possibilitar essa movimentação", destaca.

A Farsul tem outra visão em relação ao mercado e à atuação da Coorlac no Estado. Para o presidente da Comissão de Leite da Farsul, Jorge Rodrigues, a Coorlac não deveria restringir o atendimento a um único segmento do setor. "É uma política paternalista do governo estadual. A Coorlac deveria ter sido reativada para desenvolver uma política leiteira para todos produtores gaúchos de leite e não só para agricultura familiar".

O coordenador da Fetraf-Sul, Eloir Grizelli, discorda de Rodrigues. Ele argumenta que os grandes produtores já têm acesso a políticas de desenvolvimento das empresas Elegê e Parmalat, que pagam bônus pela produção em escala e pela qualidade do leite, garantida através do uso de equipamentos com tecnologia de ponta.

A garantia de competitividade dos pequenos também preocupa o deputado Ivar Pavan, líder do PT na Assembléia. Na última terça-feira, o parlamentar tentou acordo com as bancadas para votação imediata do projeto que tramita em regime de urgência, mas não houve consenso. Se até a próxima sexta-feira a proposta não for votada, começará a trancar a pauta do Legislativo.

Fonte: Correio do Povo/ RS, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?