ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: chuva prejudicou quase 8 mil produtores de frutas, verduras e leite, revela Emater

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/07/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
A chuva forte impactou a produção primária de quase 8 mil produtores no Rio Grande do Sul. De acordo com um levantamento feito pela Gerência de Planejamento da Emater, as atividades mais afetadas foram as produções de hortigranjeiros, de trigo e da produção leiteira. O levantamento, realizado entre os dias 23 e 24 de julho, levou em conta informações das áreas rurais de 80 municípios, dos quais 18 decretaram estado de emergência.

No caso das frutas, as cítricas foram as mais comprometidas, o que afetou 875 produtores. A perda média na fruticultura foi de 32%. Já no caso das olerícolas, as culturas que sofreram danos maiores foram alface, batata-doce e a cebola. Em todas as culturas levantadas, as perdas variaram entre um mínimo de 20% e um máximo de 50%, atingindo mais 1.694 produtores. Na produção de grãos, a cultura com maior impacto é o trigo. Mesmo assim, apenas 5% do total estimado para a safra tiveram algum tipo de dano com relação à erosão de solo e perda de insumos, como sementes e adubo.

A atividade mais prejudicada foi a produção de leite, afetando em torno de cinco mil produtores de leite. Durante o período de 22 dias, 310 mil litros diários deixaram de ser coletados, por problemas de escoamento ou por estresse animal (diminuição na produção). O MilkPoint publicou, semana passada, uma matéria mencionando os problemas que o volume das chuvas estava causando no sul do país, você pode conferir aqui.

Nesses 80 municípios, 286 comunidades rurais tiveram problemas com o escoamento da produção, com 4.650 km de estradas afetadas, além de 595 construções e instalações. Nesse período de chuvas, 872 famílias ficaram sem acesso à água potável.

Conforme o levantamento, que ainda é preliminar, as pastagens ficaram bastante comprometidas e isso vai se refletir na produção de leite a médio prazo. Técnicos da Emater seguem a campo para verificar os estragos causados pelas chuvas e sugerir a solicitação do seguro Proagro, quando for o caso.

As informações são do Jornal Correio do Povo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures