Em 2014 a Queijo d’Alagoa-MG recebeu o Prêmio MG Turismo em Belo Horizonte por atrair turistas para Alagoa. Como a frequência de interessados no queijo foi crescente, em 2016 a Queijo d’Alagoa-MG criou a Rota do Queijo e do Azeite.
O roteiro turístico permite ao turista andar pelos olivais da Fazenda Cauré, onde é produzido o Melhor Azeite do Hemisfério Sul (prêmio recebido na Expo Oliva na Espanha, em maio de 2019) e também conhecer onde é produzido um dos melhores queijos do mundo (Medalha de Ouro no Mundial do Queijo no Brasil 2019; Medalha de Bronze 2017 e Medalha de Prata 2019 no Mondial du Fromage na França) e o melhor queijo artesanal de leite cru do Brasil (Super Ouro no III Prêmio Queijos Brasil).
Em 2018 a Queijo d’Alagoa-MG recebeu a visita de grupos grandes em 3 ônibus, vindos de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, sem contar nos grupos pequenos que vieram de micro-ônibus, vans e carros particulares. Neste ano, o fluxo de turistas tem aumentado e praticamente todos os meses a Rota está sendo operada, não só em finais de semana e feriados, mas em dias de semana também, mediante agendamento prévio.
Em Junho, o pesquisador Rusty Marcelini com um grupo de turistas passaram por Alagoa e se encantaram com tudo que viram, desde a antena de celular feita com garrafa pet até a degustação orientada de queijos e azeites.
Turistas de Juiz de Fora guiados por Magali Delgado
No terceiro final de semana deste mês de agosto, uma van de Juiz de Fora trouxe turistas da zona da mata mineira, guiados pela Magali Delgado, do grupo Passeadores. Nesta última segunda-feira, 19 de agosto, a Rota recebeu a visita de um grupo de enófilos de Belo Horizonte e Joinville/SC que vieram de um Encontro de Vinhos em Penedo/RJ guiados pela Ana Gazzola, da Zenithe Turismo de BH.
Box: serviço
Rota do Queijo e do Azeite
Instagram: @rotadoqueijoedoazeite e @queijodalagoamg
Fone: (35) 99888-5913
As informações são da Assessoria de Imprensa Queijo de Alagoa.