Mais seis representantes de pequenos laticínios de Rondônia prestaram depoimentos ontem (28) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado que averigua a cadeia produtiva leiteira. Os deputados Jesualdo Pires, presidente da CPI; Ribamar Araújo, vice-presidente, Valter Araújo, relator e Edson Martins programaram para a próxima quarta-feira (06) uma reunião técnica para começar a elaborar o relatório final da Comissão redigido conjuntamente pelos parlamentares, indicando recomendações e sugestões para o setor e órgãos governamentais.
A primeira delas foi a criação do Conselho do Leite (Conseleite), em dezembro do ano passado, pelo governo estadual no âmbito da Câmara Setorial do Leite, órgão da Secretaria de Agricultura. A entidade irá apresentar ao final de cada mês, quando for instalada, uma referência de preços para cada produto da cadeia leiteira, buscando acabar com o conflito, equilibrando os preços e norteando o setor.
Na reunião de ontem compareceram os representantes dos laticínios "Soares&Almeida", de Theobroma; "Indústria de Laticínios Vitória Ltda.", de Colorado d'Oeste; "Lactonorte", de Colorado d'Oeste; "Laticínios Tropical" e "Laticínios Monte Cristo", de Buritis; "Fábrica de Laticínios Nova Estrela", de Mirante da Serra e "Fábrica de Laticínios Santa Clara", de Ouro Preto d'Oeste.
A maioria dos empresários afirmou que a margem de lucro na fabricação dos produtos derivados do leite é muito pequena. As dificuldades são praticamente as mesmas das que foram relatas pelos representantes de outros pequenos laticínios que estiveram frente à CPI. Eles reforçaram que a má conservação de estradas municipais, a baixa produtividade e qualidade do leite, além da falta de incentivos fiscais, dentre outros, influem tanto na pequena quantidade produzida para ser comercializada em Rondônia, quanto na restrita diversidade de produtos lácteos oferecidos aos consumidores rondonienses com preços atraentes.
As informações são da ALE/RO - DECOM, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
RO/CPI do Leite: laticínios apontam gargalos do setor
Mais seis representantes de pequenos laticínios de Rondônia prestaram depoimentos ontem à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado que averigua a cadeia produtiva leiteira. Eles reforçaram que a má conservação de estradas municipais, a baixa produtividade e qualidade do leite, além da falta de incentivos fiscais, dentre outros, influem tanto na pequena quantidade produzida para ser comercializada em Rondônia, quanto na restrita diversidade de produtos lácteos oferecidos aos consumidores rondonienses.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.