RN: indústria de laticínios fecha e demite funcionários

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Norte, Joaquim Bezerra, disse nesta terça (07) que a fábrica potiguar Nipasa, dona da marca de leite, iogurte e manteiga Saúde, fechou as portas e entregou carta de aviso prévio a 40 funcionários na última segunda-feira (06). De acordo com Bezerra, a indústria já vinha passando por problemas e a ''má administração'' realizada nos últimos anos poderia ter sido a responsável pelo fechamento.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Norte, Joaquim Bezerra, disse nesta terça (07) que a fábrica potiguar Nipasa, dona da marca de leite, iogurte e manteiga Saúde, fechou as portas e entregou carta de aviso prévio a 40 funcionários na última segunda-feira. De acordo com Bezerra, a indústria já vinha passando por problemas e a ''má administração'' realizada nos últimos anos poderia ter sido a responsável pelo fechamento.

No entanto, o presidente do Sindicato da Indústria do Leite no RN (Sindleite), Francisco Belarmino Macedo, admitiu ter ouvido falar do assunto, mas não confirmou as demissões como oficiais, caracterizando a notícia como ''boato''. ''Ouvi dizer que a fábrica já tinha fechado as portas, mas vamos procurar a empresa para saber o que realmente aconteceu'', disse.

Segundo Joaquim Bezerra, a fazenda Califórnia, em São Gonçalo do Amarante, onde os itens Saúde são produzidos, já vinha em uma curva de crise nos últimos tempos. Como o proprietário Leônidas Ferreira precisou se afastar por motivos de saúde, o comando da empresa ficou a cargo dos filhos, entre eles Leonardo Aquino, o administrador. Na opinião do presidente do Sindicato dos Trabalhadores, os herdeiros não estavam administrando o negócio como deveriam, o que culminou com o fechamento das portas da fábrica.

Ainda de acordo com o presidente da entidade, todo mundo foi pego de surpresa, inclusive ele. A maior preocupação do sindicato é que todos esses trabalhadores que foram dispensados moram na fazenda há muito tempo e não têm condições de sair de lá para procurar outro emprego. Outro problema é que, segundo Bezerra, ninguém na empresa justificou as demissões nem deu qualquer informação ao sindicato.

O presidente do sindicato ainda se surpreendeu com a notícia porque, de acordo com ele, a empresa é participante do Programa do Leite do governo do estado e recebe incentivos para a produção. ''Essa questão do desemprego nos aflige, principalmente nesse momento de crise que estamos passando em todo o mundo. Nos intriga ainda o fato de a empresa receber incentivo para a produção e para a geração de emprego e agora estar fechando as portas'', acrescenta ainda.

As informações são do Diário de Natal, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Paulo Basileu de Oliveira
PAULO BASILEU DE OLIVEIRA

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE - PESQUISA/ENSINO

EM 09/04/2009

Eu vejo esta notícia com muita tristesa. Sou Veterinário, trabalhei muito próximo a Fazenda e devo muito a Fazenda California quando eu estava fazendo meus trabalhos práticos do Mestrado. Eu estudava em Recife e vinha mensalmente a fazenda Califórnia fazer os trabalhos necessários para grau de Mestre. Conheci muito o saudoso Dr. Nilton Pessoa de Paula, Pai do Leônidas de Paula. Grande Empreendedor, primeiro homem a trazer a maior tecnologia de ponta na Reprodução de Bovinos que é a Inseminação Artificial para o Rio Grande do Norte no início da década de 70, muito culto, pessoa de muito respeito, honesto, incansável trabalhador, simples, atencioso com os humildes, amigo de todos.

O Leônidas, filho do Dr Nilton, conheço a 30 anos, o qual sempre admirei, homem muito trabalhador, honesto com suas coisas, muito inteligente, bom Pai de família, amigo, por motivo de saúde teve que deixar o comando da Fazenda Califórnia para os herdeiros. Peço a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que derrame todas as bênças sobre todos que fazem a Fazenda California.
Qual a sua dúvida hoje?