Relatório mostra as Top 10 marcas de lácteos do mundo

O último relatório da Brand Finance Food & Drink 2019 mostra que novamente a suíça Nestlé lidera o ranking de alimentos, embora o valor da marca tenha aumentado apenas 1% em relação ao ano anterior, para US$ 19,6 bilhões.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 3

Ranking de empresas de alimentos gerais

O último relatório da Brand Finance Food & Drink 2019 mostra que novamente a suíça Nestlé lidera o ranking de alimentos gerais, embora o valor da marca tenha aumentado apenas 1% em relação ao ano anterior, para US$ 19,6 bilhões. A marca obteve um impulso no crescimento orgânico, após um desempenho mais forte nos dois maiores mercados da marca, a China e os EUA. Ao olhar para os portfólios da marca em todo o setor de alimentos e bebidas, o portfólio da Nestlé é o mais valioso, com um valor de marca combinado de US$ 70,5 bilhões, 11% acima do ano anterior.

As marcas corporativas Kraft (queda de 7% para US $ 4,5 bilhões), Unilever (queda de 5% para US$ 4,2 bilhões) e Heinz (queda de 14% para US $ 3,3 bilhões) sofreram com a queda nos valores da marca, com Unilever e Heinz caindo do top 10 no ranking de alimentos, de acordo com o relatório.

Continua depois da publicidade

Após a aquisição fracassada da Unilever pela Kraft Heinz Company em 2017, a Kraft adotou medidas agressivas de redução de custos, resultando em significativa perda de receita. A Unilever, que se saiu melhor do que a Kraft após a falida aquisição, enfrentou o escrutínio das partes interessadas em meio aos planos agora abandonados de mudar sua sede para a Holanda.

Ranking de empresas de laticínios

As marcas de lácteos Danone e Yili ocupam o segundo e terceiro lugar no ranking de alimentos gerais, respectivamente, porém, em lácteos, elas estão no top, em primeiro e segundo lugar. Depois de registrar um aumento de 24% no valor da marca para US$ 7,7 bilhões, a Yili diminuiu consideravelmente a diferença com a Danone, depois que a gigante francesa sofreu uma perda de 10% no valor da marca, para US$ 8,1 bilhões.

A Yili, que é a marca de lácteos mais valiosa da Ásia por quatro anos consecutivos, se comprometeu com seu programa de expansão global e, apesar de perder para a fabricante de lácteos francesa Lactalis para adquirir a subsidiária da Danone, a Stonyeld, comprou a Chomthana da Tailândia. A marca não mostra sinais de desaceleração com a recente aquisição da segunda maior produtora de laticínios da Nova Zelândia, a Westland. Esses movimentos são passos fundamentais para a ambição da marca de construir uma rede global para além de seu mercado interno, visando 2 bilhões de consumidores no país e no exterior até 2020.

Continua depois da publicidade

A Yili também manteve a maior pontuação de marca potencial no ranking de produtos lácteos, destacando as vastas oportunidades de crescimento futuro para a marca. Em 2018, a Yili atualizou seu Centro de Inovação em P&D na Europa e abriu as portas para uma nova instalação na Holanda. A empresa considera que sua estratégia de inovação é a principal força para o crescimento de sua marca no futuro.

A outra marca chinesa, Mengniu, também registrou um aumento significativo no valor da marca (até 45%, para US$ 5,0 bilhões) e entrou no top 10 do ranking de alimentos pela primeira vez. Tanto a Yili quanto a Mengniu se beneficiaram do boom do mercado de lácteos da China, que está atualmente a caminho de superar os EUA como o maior mercado de lácteos do mundo.

As únicas mudanças no top 10 do setor de lácteos são a subida da Yakult para o sexto lugar, com o Almarai caindo do sexto para o sétimo, e a Yoplait caindo do sétimo para o nono, apesar do valor da marca aumentar em 6,7%. Entre os dez primeiros estão o Dairyland do Canadá (oitavo) e a italiana Parmalat (décimo).

Confira abaixo o ranking das 10 marcas de lácteos mais valiosas:

Relatório mostra as Top 10 marcas de lácteos do mundo

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 3

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Paulo Mauricio B Basto da Silva
PAULO MAURICIO B BASTO DA SILVA

CASTRO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 26/07/2019

Até a Parmalat está no Top - isso sim é brincadeira
João Leonardo Pires Carvalho Faria
JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/07/2019

Até a Índia está com uma empresa no top 10 e nós aqui nada.....este Brasil é brincadeira!
Qual a sua dúvida hoje?