Reino Unido: produção de leite continua declinando

Um contínuo declínio no número de vacas leiteiras no Reino Unido e a falta de confiança entre os produtores do país poderão prejudicar a eficiência dos processadores britânicos com relação a seus competidores europeus e internacionais.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Um contínuo declínio no número de vacas leiteiras no Reino Unido e a falta de confiança entre os produtores do país poderão prejudicar a eficiência dos processadores britânicos com relação a seus competidores europeus e internacionais.

A DairyCo, associação de produtores do Reino Unido, disse que a menor produção durante o outono de 2008 poderá oferecer alguns benefícios para os produtores, que afirmam estarem lutando para conseguir cobrir seus custos. Entretanto, em uma escala mais ampla, o grupo alerta que poderão surgir problemas que aumentarão os desafios para os processadores britânicos devido a seus rivais europeus.

Citando estimativas do Departamento de Meio-Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (Defra), a DairyCo disse que o número de vacas leiteiras no país deverá continuar caindo até 2010. Os mesmos dados sugerem que, no final do ano leiteiro de 2008 (em março passado), 13,2 bilhões de litros de leite foram produzidos no Reino Unido, uma queda de 2,3% comparado com o período de 12 meses anterior.

Em um relatório recentemente lançado pela DairyCo, chamado "Fatores que afetam a oferta de leite", a associação afirmou que a falha em garantir consistência na oferta de matéria-prima pode aumentar a vulnerabilidade das companhias britânicas para importações de produtos domésticos. A associação disse que, aparentemente, produtos nacionais mais isolados - como leite fluido e queijo cheddar de valor agregado - poderão ser áreas em perigo com a redução na produção leiteira nacional.

Citando um setor de lácteos cada vez mais globalizado, o relatório sugere que a queda na oferta de leite poderá causar a perda da confiança na indústria e corte de investimentos no mercado britânico, afetando todos os membros da cadeia de fornecimento. "Esta falta de investimentos de nossos processadores domésticos ou uma falta de disposição entre os principais players globais em investir no Reino Unido, com todas as suas vantagens de escala e programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação estabelecidos, irá inevitavelmente deixar nossos produtores em desvantagem em longo prazo".

A reportagem é do Dairy Reporter, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?