Projeto Balde Cheio chega a Mato Grosso

O Projeto "Balde Cheio", da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) chegará este ano ao Estado de Mato Grosso, em parceria e por meio da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS). O "Balde Cheio" é um trabalho de pesquisa e de transferência de tecnologia, dirigido a produtores familiares de leite, desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste e hoje presente em 2.200 propriedades, em quase 400 municípios, de 12 Estados do Brasil.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

O Projeto "Balde Cheio", da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) chegará este ano ao Estado de Mato Grosso, em parceria e por meio da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS). O "Balde Cheio" é um trabalho de pesquisa e de transferência de tecnologia, dirigido a produtores familiares de leite, desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste e hoje presente em 2.200 propriedades, em quase 400 municípios, de 12 Estados do Brasil.

O chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas, explica que o Mato Grosso deseja aumentar sua produção leiteira em pequenas propriedades e disse que "o Projeto Balde Cheio é o melhor caminho para atingirmos esse objetivo", ressaltando que o Estado possui 150 mil pequenos proprietários, a maioria dedicando-se ao leite. A meta é aumentar a produção matogrossense dos atuais 1,6 milhão de litros diários para 5 milhões de litros por dia. Fernando Lamas ressalta que esse aumento será alcançado por meio do aumento de produtividade, "sem expansão de áreas e sem derrubar uma só árvore".

Em Mato Grosso o projeto fará parte do Programa Estadual da Cadeia do Leite, do governo estadual, por meio da Empaer (Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) e do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso), vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Rural, e da Secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos do Estado. O trabalho das duas unidades da Embrapa - já analisado pelos seus chefes gerais, Fernando Lamas (Agropecuária Oeste) e Maurício Mello de Alencar (Pecuária Sudeste) - contará com o apoio financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Governo de Mato Grosso, que arcarão com a maior parte dos custos.

Também serão parceiros as prefeituras, cooperativas, associações rurais, sindicatos rurais e a Famato (Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso). A Embrapa Agropecuária Oeste fica em Mato Grosso do Sul mas já atua no Estado de Mato Grosso, por meio de sua Unidade de Execução de Pesquisa, localizada em Várzea Grande.

O projeto "Balde Cheio", da Embrapa Pecuária Sudeste, demonstrou a viabilidade - técnica e econômica - da pequena propriedade, ou propriedade familiar, para a produção de leite. Alguns de seus resultados são a obtenção de lucro nesse tipo de propriedade antes deficitária, o aumento da renda do pequeno produtor, a redução do êxodo rural e o aumento da produção de leite, por hectare / ano, de até 12 a 15 vezes (ou seja, de 1.100% a 1.400%). Tudo isso com metodologia inovadora, que supera muitos dos problemas normalmente enfrentados pela transferência de tecnologia da pesquisa para o campo.

Os pecuaristas assistidos são pequenos produtores que estavam a ponto de abandonar a atividade e que hoje estão numa situação confortável. "Ninguém vai ficar rico com pequena produção de leite, mas o pequeno produtor pode multiplicar a sua renda, investir em tecnologia e gerência, viver dignamente e com conforto", afirma Artur Chinelato de Camargo, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste e coordenador do "Projeto Balde Cheio".

As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Carlos Necesio Souza Santos
CARLOS NECESIO SOUZA SANTOS

PINDAMONHANGABA - SÃO PAULO

EM 30/03/2009

Quero desejar sucesso para os produtores do Mato Grosso do Sul, eles estão recebendo uma benção, quem conhece o trabalho sabe do que estou falando.
É a chance de mudança para muitas familias, se aproveitarem a oportunidade que lhes foi dada.
É o único projeto de extensão rural que eu conheço que atua na capacitação resgate de cidadania, geração de emprego e renda para o homem do campo, que do ponto de vista social e economico é fantástico. Sem contar que a Colaboração do Dr Arthur Chinelato é fenomenal, nos resgata e nos tira da ignorância com relação ao assunto leite.
Muito sucesso e bom trabalho.
Claudemir Moura
CLAUDEMIR MOURA

PALMEIRA D'OESTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/03/2009

Realmente o Estado do Mato Grosso do Sul está de parabéns por adotar a Tecnologia do Projeto Balde Cheio. Aqui na região Noroeste do Estado de São Paulo (Jales e Santa Fé do Sul) as coisas ja caminham muito bem graças a atenção e dedicação do Dr. Artur Chinelato, que nunca nos deixou sem orientação e desde o inicio do Projeto nossa região foi abençoada com suas visitas. Sucesso e bons retiros a todos.
Edvaldo Andrade Moura
EDVALDO ANDRADE MOURA

PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/03/2009

Quero parabenizar a todos os pesquisadores, tecnicos e produtores que se envolveram neste projeto BALDE CHEIO. Somente desta forma nós produtores de leite melhoraremos nossa renda e auto estima. Espero que todos os estados da federaçao se interessem em implantar este projeto magnifico.

Abraços
Edvaldo Andrade Moura
Marcio de oliveira castro
MARCIO DE OLIVEIRA CASTRO

SANTA FÉ - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/03/2009

Excelente projeto. Aqui na nossa região nós estamos mudando a realidade, de tirador de leite para produtor de leite, com tecnicas bastante eficazes, tanto na área administrativa quanto zootecnica. Participo do projeto como unidade demostrativa e já consegui resultados bastante significativos. Obrigado ao Artur Chinelato e ao Junior Colombo, por trazerem esse projeto que vem salvar os pequenos produtores de leite.
andre luiz pinotti kita
ANDRE LUIZ PINOTTI KITA

POMPÉIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/03/2009

Um projeto de extema confiança e dedicação por parte dos técnicos envolvidos. Visitei muitas propriedades em que o pesquisador Artur Chinelato coordena, e os resultados são excelentes. Uma ótima oportunidade para pequenos e para aqueles que estão em busca de redução do custo da produção.

Abraços
André Luiz Pinotti Kita
Qual a sua dúvida hoje?