ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: produtores de leite organizam mobilização em Bagé hoje (10/01)

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/01/2019

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

6
3

A preocupação com a crise enfrentada pelos produtores de leite do Estado está por trás de uma mobilização programada para hoje (10) em Bagé, na região da Campanha. Mais de cem agricultores devem se reunir em frente à Câmara de Vereadores, para a entrega de pauta com sugestões de medidas a serem adotadas para a viabilidade da atividade.

A ação tem o slogan “A vaca está secando, não deixe a vaca morrer”. São ações que cabem ao município, ao Estado e à União. "O problema envolve desde o agricultor familiar, passando pelo médio e chegando ao grande" — afirma Francisco Antônio Stockinger, advogado e produtor de leite na Campanha.
 
Na pauta de reivindicações estão cinco itens: suspensão da importação de leite e derivados do Mercosul, produção de queijo artesanal, fixação de preço mínimo do leite, redução de ICMS na conta do produtor de leite e manutenção de estradas e acessos aos tambos.
 
O grupo também estuda a ação popular com relação à isenção de ICMS concedida aos laticínios.
 
O MilkPoint trará novas informações em breve sobre a mobilização! 
 
As informações são do portal  Zero Hora, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EMERSON BRITO COSSI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 09/01/2019

Temos 2 questões importantíssimas nessa matéria: 1ª empurrar toda a responsabilidade da ineficiência do setor para o governo e mercado externo 2ª baixo volume de produtores em busca de uma solução global, onde deveríamos assistir uma união nacional do setor (com uma boa representatividade) em busca de soluções menos utópicas.

Enquanto não entendermos o nosso próprio mercado, infelizmente não teremos condições de achar uma solução. Sabemos que a redução de impostos e a interrupção de importações não são questões fáceis e também existe uma via de mão dupla, pois o mesmo país que exporta leite, também importa nossos carros, nossos alimentos e outros produtos que movimentam nossa economia global.

Vejo uma grande oportunidade em movimentos populares, como anunciado acima, onde os participantes deveriam trocar informações de produção, discutir tecnologia, se reunir para formação de blocos comerciais, tanto na questão de compra de insumos quanto na questão de venda de produtos finais, acho que essas ações teriam uma solução mais eficiente e eficaz no curto e longo prazo. Obviamente não estou falando de formação de entidades com sede própria, presidência, diretoria para cada dia da semana, e dezenas de assistentes e sim a união de interessados para assumir um compromisso comum em busca de um resultado compartilhado aritmeticamente.

.....essa é minha opinião totalmente pessoal
JOÃO RODRIGO MATHIAS

FRAIBURGO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/01/2019

Boa noite Emerson, você parece ser um cara esclarecido, acredito que seu raciocínio de certa forma está correto, eu sou produtor de leite em Santa Catarina, e o que posso te garantir que se tem uma classe desunida e egoísta somos nós os produtores, não falo isso pra denegrir ou menosprezar, somos os maiores prejudicados, vivemos implorando medidas ineficientes do governo, esse negócio de prorrogação de dívidas, de cancelar importação, de ficar de rezando pro governo federal fazer algo pra ajudar, isso nunca vai resolver o problema.O que deveríamos fazer na minha modesta opinião é largar a atividade, parar de levantar de madrugada, de trabalhar 365 dias por ano, de fazer parto de madrugada, de fazer silagem até a tarde e ter de ordenhar as vacas de noite, o governo resolveria o problema de uma vez, proíbe de produzir leite no Brasil, compra de fora, exporta carro, geladeira e o que quiser a troco de leite, arranja emprego pra todos os produtores, e as fábricas de medicamentos, ração, sal mineral, produtos de ordenha, de tanque de expansão, te tudo que tá ligado a atividade, esses exportam seus produtos. Com todo respeito fica muito fácil opinar quando não se está na ponta do iceberg, quando não fecha o mês no vermelho e tem que enfrentar o próximo sem saber se vai melhorar, ninguém pode se isentar da sua responsabilidade, nem os produtores, nem o governo, e também pessoas esclarecidas como senhor que se de alguma maneira conseguir ajudar será bem vindo.
BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 10/01/2019

Concordo com você!
É preciso união dos produtores no sentido de se profissionalizarem na atividade e evoluírem de forma contínua, avançando à margem do governo.
Sim, é preciso cobrar políticas públicas, não há dúvida. Porém, acredito que através do fortalecimento de forma conjunta, seria mais fácil conseguir medidas governamentais efetivas.
Moro em Minas Gerais e, aqui já existem os sindicatos rurais. Se, estes fossem efetivos em unir os produtores, promover educação continuada (técnica e administrativa) e cobrar políticas públicas nos próprios municípios (manutenção das estradas rurais, por exemplo), a situação da cadeia leiteira seria diferente.
EM RESPOSTA A JOÃO RODRIGO MATHIAS
EMERSON BRITO COSSI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 10/01/2019

João, tenho um grande respeito e admiração por todos os agricultores do país e é por isso que me importo tanto com a área de Lácteos e Café (minhas duas paixões), pois são as duas áreas as quais sempre trabalhei (mercado interno e externo).
Fui comprador Nacional de café, junto aos produtores rurais de vários estados do Brasil e também fui o comprador internacional de uma grande importadora de leite do Brasil e sei, mais do que muita gente, que é possível estimular e melhorar as condições de lácteos no Brasil, entretanto as pessoas que querem ajudar, precisam ter a mesma visão daqueles que precisam da ajuda.
Muitos gargalos que vocês (produtores) enfrentam estão da porteira para fora, pois entidades que se auto intitulam administradora comercial dos produtos de vocês, não fazem o que deveriam e ganham muito bem para isso, e inacreditavelmente sempre estão com a contabilidade negativa (demonstração de ineficiência).
Minha opinião formada sobre o lácteos é; formem grupos de compra para melhorarem os custos das fazendas e busquem uma melhor forma de negociação de seus produtos, além disso tentem comparar as atividades, custos e evolução entre as entidades que vocês apoiam e as empresas privadas regionais. Busquem parcerias internacionais, as quais eles podem transferir conhecimento e tecnologia para vocês.
....e como sempre falo, tudo isso é custo zero se souberem mexer com as pessoas certas.

Abs
EM RESPOSTA A JOÃO RODRIGO MATHIAS
EMERSON BRITO COSSI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 10/01/2019

Bruno, vi que é de Lavras e estarei ai na próxima semana, pois tenho um casal de amigos que são proprietários da Café Bento Grão.
Para citar esse exemplo, segue um trabalho que fizemos (custos zero) para divulgar o café da região. https://www.sulminas146.com.br/missao-diplomatica-da-tailandia-visita-lavras-no-sul-de-minas/ e esse é o resultado de juntar-se a pessoas do bem e que querem impulsionar o produto, a cidade e o estado.
Se conseguirmos juntar pessoas que realmente querem o bem do setor, com certeza conseguiremos fazer algo no médio e longo prazo, pois curto prazo só magica, milagre e mentira.
EM RESPOSTA A JOÃO RODRIGO MATHIAS
DIVANIR RUBENICH

CARLOS BARBOSA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/01/2019

Parabéns pelas colocações!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures