ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Primeiras diretrizes de bem-estar de bovinos leiteiros da Índia: o que isso significa?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/10/2014

4 MIN DE LEITURA

0
0
Um novo código nacional de bem-estar será determinado como base para manter animais da pecuária na Índia, disse a World Animal Protection (WAP). Primeiro desse tipo na Índia, as diretrizes formam a primeira medida para avaliar o que é classificado como o maior rebanho pecuário do mundo.

O diretor do WAP, Gajendra Sharma, disse que o código é voluntário no começo e não custará nada aos produtores, com uma consulta colaborativa entre os produtores e o governo devendo vir nos próximos anos.

“O código fornece aconselhamento, da reprodução e criação até um guia sobre como os animais devem ser alimentados e instalados”, disse ele.

Lançado em 10 de outubro, o Código Nacional de Práticas para Manejo de Animais Leiteiros em Gujarat foi revelado no campus da Anand Agriculture University.

Esse é o primeiro grupo de padrões para práticas de manejo animal da Índia. O código também ajudará a determinar padrões para o tratamento humano dos animais (vacas e búfalos), usados pela indústria leiteira.

O setor leiteiro da Índia tem o maior rebanho do mundo, mas até esse ponto, não tem um grupo científico de recomendações para garantir o manejo humano e sustentável desses animais. O novo grupo de diretrizes preencherá essa lacuna e ajudará a melhorar o bem-estar de dezenas de milhões de animais leiteiros do país.

Sabe-se que animais leiteiros saudáveis vivem mais e produzem mais leite, de forma que os produtores que fazem mudanças positivas adotando o código não somente estarão protegendo seus animais, mas também, estarão ajudando seus negócios. Além disso, os padrões serão particularmente importantes no futuro, à medida que estamos vendo uma mudança nos sistemas de produção leiteira da Índia. Está havendo uma mudança de uma produção de pequena escala tradicional de subsistência baseada para sistemas intensivos baseados em tecnologia avançada e vacas híbridas de alto rendimento na produção de leite e melhores raças de búfalas. Padrões consistentes para garantir bem-estar animal e animais saudáveis são críticos ao sucesso.

O sofrimento dos animais na indústria leiteira é um dos maiores desafios de bem-estar animal da Índia.

Um crescente número de 300 milhões de animais leiteiros do país – coletivamente o maior rebanho mundial – está vivendo em sistemas intensivos de produção com excesso de animais, levando a um sofrimento dos mesmos. O código não somente ajudará a melhorar o bem-estar e as condições desses animais, mas também, melhorará a produtividade e a lucratividade da indústria de lácteos da Índia.

Diante das mudanças práticas da produção leiteira no país, a indústria está enfrentando novos desafios referentes à saúde, controle de doenças, reprodução e sustentabilidade. Os padrões de manejo leiteiro são importantes para trazer consistência às práticas de produção na indústria, garantindo alto bem-estar e qualidade dos produtos lácteos.

O código também ajudará a construir a confiança dos consumidores e a acessibilidade a produtos lácteos seguros e de qualidade. Isso dará suporte a avaliações do leite produzido e ajudará a indústria de lácteos da Índia a entrar em acordo com outros importantes produtores globais com altos padrões de bem-estar animal.

Isso trará aos produtores mais lucros? Sim. Sabe-se que animais saudáveis, que são bem cuidados, vivem mais e produzem mais leite, de forma que os produtores que fizerem mudanças positivas para proteger seus animais também estarão ajudando seus negócios a aumentar a produtividade e a lucratividade.

O código fornece aconselhamento sobre todos os aspectos da indústria, da reprodução ao manejo, através de guias sobre como os animais devem ser alimentados e instalados. Informações sobre higiene básica, sanidade e um guia sobre manutenção de registros também foram incluídos. Seguindo o código, os produtores terão um guia claro que os ajudará a proteger seus animais e manejar seu rebanho de uma maneira melhor.

Por exemplo, o código encoraja boas práticas entre os produtores, como o monitoramento ativo da mastite ou várias doenças, enquanto claramente prescreve estratégias de prevenção para manter os animais livres de doenças e sofrendo. Isso, por sua vez, previne custos adicionais do manejo de doenças no futuro.

Há um conceito errado dentro da indústria de que o bem-estar animal pode significar altos gastos, mas isso nem sempre é o caso. Mesmo pequenas melhoras, que envolvem custos mínimos, podem fazer uma grande diferença para o bem-estar animal.

Outra coisa a se considerar é que estudos mostram que vacas saudáveis produzem mais leite e vivem mais, de forma que isso significa que qualquer dinheiro investido para melhorar as condições e o bem-estar dos animais, voltará aos produtores em retorno de produtividade e lucros.

O código foi desenvolvido em um período de dois anos, garantindo o feedback de muitos membros diferentes do setor. Vários especialistas foram envolvidos.

Não há a oferta segura de leite na Índia e a mudança deve começar naqueles que manejam diretamente os produtos de origem animal. Acredita-se que, em longo prazo, supermercados e lojas de departamento terão também um importante papel em mudar o comportamento dos consumidores e, com promoções regulares, a conscientização e a demanda por produtos com altos padrões de bem-estar animal será criada no mercado consumidor.

A reportagem é do TheDairySite, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures