Preço do leite sobe e anima produtores de Minas Gerais
Produtores de Leopoldina estão satisfeitos com o aumento do preço do leite. Em Tebas, distrito da cidade, eles até se reuniram para reduzir custos e aumentar a renda, mas a maior cooperativa da região alerta: o preço dos insumos e o valor pago aos produtores será repassado aos consumidores.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Uma das explicações para o aumento no preço do leite é a redução de oferta do produto no mercado. Na região da Zona da Mata mineira, a queda na produção foi de aproximadamente 15%. E o principal vilão é o preço dos insumos.
De acordo com o engenheiro agrícola Flávio Valeriano, o produtor rural reduziu o uso de alimentos concentrados principalmente, o que refletiu em queda na produção e, consequentemente, queda na oferta de leite. De acordo com ele, o aumento de preço foi devido à queda na oferta nos últimos seis meses.
Por isso mesmo o consumidor deve preparar o bolso. Na maior cooperativa da região, que processa 200 mil litros de leite por dia, os produtos devem acompanhar o reajuste. Segundo o presidente da cooperativa, José Nilton, o preço vai ser repassado ao consumidor. Em 2008, muitas indústrias fecharam o ano com o balanço negativo porque trabalharam com uma margem muito apertada, às vezes negativa, e neste ano não têm mais condições de segurar o aumento.
As informações são do Jornal de Uberaba, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

OURO PRETO DO OESTE - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 29/04/2009
E entregamos o leite o mês todo sem saber quanto vamos receber, isso é que tem que acabar, sou a favor do preço minimo que cobre as despesas de acordo com cada região, assim saberiamos o quanto poderiamos investir, sem ter que atirar no escuro.
A todos os politicos que são produtores de leite, acredito que são muitos ao longo de nosso pais, voces que estão na cupula do poder está na hora de resolver este grande problema dessa comunidade de produtores que são muitos ao longo de nosso Brasil. Preço minimo já! O leite é alimento e tem o seu valor,
atenciosamente a todos que estão esperando.

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS
EM 28/04/2009
Para termos preços justos (realmente), é preciso formamos associaçoes como a APROLEITE em Goiás. Procurem conhece-lá e verão o que é certo.
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 25/04/2009
Ja a central atraves de uma diretoria de produtores e assessores especializados tecnicamente, cabe definir as grandes diretrizes que verdadeiramente interessam ao produtor rural e fazer um planejamento estrategico, como sabiamente sugere o sr Helvecio Vaz Oliveira. Atraves da central poderiamos mudar as leis e metodos que hoje regem as cooperativas, sabidamente ultrapassadas e fontes de corrupcao e cabides de emprego,que infelizmente campeiam pelo pais. Só com uma central nossa commodite ,se assim podemos chamar o leite, passara a ter valor. Pela central, CNPP, JA! Abracos, Patrus.

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO
EM 24/04/2009
Será que há razão para euforia ou será o momento de uma concreta união dos produtores para fazerem um planejamento estratégico e acabar de vez com essas inconstâncias?
Um abraço a todos.
LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 24/04/2009
Concluindo precisamos além dessa regulação na lei das cooperativas de leite e o que é perfeitamente possível pois as cooperativas de créditos tem regulação rígida e controle externo exercido pelo Banco Central e estão funcionando e muito bem, inclusive se houver qualquer deslise e/ou malversação ou até mesmo ameaça de gestão caracterizada como gestão temerária os seus gestores tem seus bens bloqueados e convidados a se retirarem.Recuperação do preço do leite tem entre os muitos motivos como o próprio mercado ,esse que apontei também reflete no mesmo e o que a meu ver é o mais grave e que precisa ser mudado urgentemente.

MURIAÉ - MINAS GERAIS
EM 23/04/2009
Sds. a todos.