FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queda no preço "freia" crescimento da captação no 3º tri de 2019

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/11/2019

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

1
5

De acordo com dados divulgados pelo IBGE neste quinta-feira (21), a captação formal de leite no 3º trimestre desse ano cresceu singelos 0,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, como mostra o gráfico 1 abaixo. Ainda assim, no acumulado do ano (jan – set), a captação de 2019 já é 3,3% maior do que 2018.

Gráfico 1. Variação anual trimestral da captação de leite formal no Brasil; elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do IBGE.

A desaceleração no crescimento da captação pode ser explicada pela forte redução no preço do leite pago ao produtor a partir de julho, como ilustra o gráfico 2. Depois de um primeiro semestre de preços elevados, a forte baixa no preço do leite no campo se deu em grande parte por conta das baixas margens da indústria para a maioria dos derivados. Com esta forte e repentina mudança de cenário, o produtor se viu desincentivado a aumentar sua produção.

Gráfico 2. Evolução do preço líquido pago ao produtor no Brasil; elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do CEPEA.

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

TABAJARA MARCONDES

FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 25/11/2019

É importante destacar que parte do crescimento no acumulado do ano de 2019, em relação à 2018, é explicado pelos crescimentos de maio e junho, quando a captação de 2018 foi prejudicada pela paralisação dos caminhoneiros. Principalmente a do mês de maio.
Deve-se destacar ainda que a comparação entre os primeiros semestres dos últimos anos mostra que a captação de 2019 não cresceu nem 1% sobre a captação do 1º semestre de 2014. Ou seja, a produção leiteira já vinha "patinando" antes mesmo da redução de preços dos meses recentes.
MilkPoint AgriPoint